O PROCON recebeu uma denúncia de que uma distribuidora de materiais elétricos estaria vendendo matérias fora do padrão.
Todo ocorrido se deu nesta quinta-feira,16, os fiscais do PROCON/SC, acompanhados do diretor Tiago Silva, e em parceria com a Polícia Civil e o Procon municipal de Blumenau.
A distribuidora de materiais elétricos Gasparzinho, que está localizada no município de Blumenau, estaria comercializando fios fora do padrão. O órgão que também funciona como um fiscalizador teria recolhido o então material denunciado e levado para análise.
Desta maneira todo material coletado foi encaminhado até a Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos – Qualifio. A análise foi realizada pelo técnico responsável Maurício Santana.
>> LEIA MAIS: Ameaça de tsunami causada por vulcão deixa em alerta a população da Bahia
E de acordo com a perícia feita, foi concedido que os fios não estavam de acordo com as exigências de conformidade pelos padrões exigidos.
A conclusão das investigações levam a crer que, em função de ofertarem um preço abaixo do mercado, a empresa teria então infringido a ABNT e a regulação de conformidade do Inmetro. A fraude é difícil de ser percebida, mas pode gerar risco de superaquecimento e incêndio para as construções que os utilizam.
Sugestão de pauta