O paciente apresentava respiração agônica, a qual se seguiu de uma parada cardiorrespiratória, que foi revertida após aproximadamente 25 minutos de manobras
Um homem sobreviveu na tarde desta terça-feira (3) após equipe do Batalhão de Operações Aéreas (BOA/CBMSC), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU) e com o ASU441 do Grupo BM de Benedito Novo, reverter uma parada cardiorrespiratória. O caso aconteceu na localidade de Santa Maria, em Benedito Novo.
De acordo com informações oficiais, o paciente apresentava respiração agônica, a qual se seguiu de uma parada cardiorrespiratória, que foi revertida após aproximadamente 25 minutos de manobras. “O paciente já havia recebido compressões torácicas, reanimação ventilatória com oxigênio e estava com o desfibrilador instalado para checagem de ritmo. A equipe do Arcanjo procedeu o suporte avançado com intubação, aspiração das vias aéreas e medicações, como adrenalina, visando a reverter o quadro”, informou em nota o BOA/CBMSC.
Acionado o Arcanjo-03, a aeronave levou 12 minutos de Blumenau até uma empresa — local onde a vítima foi conduzida por ser um melhor lugar para pouso. Posteriormente, o paciente recebeu cuidados e medicações pós parada e foi conduzido de Santa Maria, em Benedito Novo, ao Hospital Santa Isabel, em Blumenau, que durou apenas 13 minutos de voo.
Sugestão de pauta