A final do surfe masculino ocorreu entre o brasileiro e o japonês Kanoa Igarashi.
Na madrugada desta terça-feira (27), o surfista ítalo Ferreira conquistou o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. A final ocorreu entre o brasileiro e o representante do Japão, Kanoa Igarashi. O brasileiro triunfou por 15.14 a 6.60 no mar de Tsurigasaki.
Ainda na primeira onda, a prancha de ítalo quebrou, sendo necessário pouco mais de dois minutos até que o atleta nadasse à areia para recomeçar a disputa. Mas, o começo conturbado não afetou o surfista. Foram enfileiradas manobras e o primeiro ouro da história da modalidade em Olimpíadas foi garantido.
O adversário de Ítalo na final, Kanoa Igarashi, foi o responsável pela eliminação de Gabriel Medina na semifinal, o potiguar entrou para o rol de heróis olímpicos do Japão.
Apesar do susto ao quebrar a prancha logo na primeira onda, o brasileiro seguiu em busca do primeiro lugar no pódio. O atleta conseguiu alcançar três notas boas, o suficiente para deixar Kanoa em combinação. Dois minutos antes do sinal tocar, o ouro já estava garantido, e o Brasil conquistou a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio por 15.14 a 6.60 sobre o Japão.
>> LEIA MAIS: Skunk é encontrado na lataria de veículo em Chapecó
Ítalo foi Campeão Mundial de surfe em 2019, o potiguar de Baía Formosa agora também possui o título olímpico. Por pouco, Gabriel Medina fez uma dobradinha no pódio. Na decisão pela medalha de bronze, Medina foi superado pelo australiano Owen Wright.
Na modalidade do surfe feminino, o Brasil ficou de fora da disputa pelo ouro, após Silvana Lima ser superada nas quartas de final. A amerciana Carissa Moore foi a grande vencedora em cima da sul-africana, Bianca Buitendang na decisão. O bronze ficou com a japonesa Amuro Tsuzuki.
Sugestão de pauta