O lançamento vai ser transmitido a partir das 8h desta sexta-feira (16).
Na próxima sexta-feira (16), vai acontecer o lançamento do mais novo programa de tecnologia da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Google for Education, cuja implantação vem sendo estudada e preparada desde 2019. Trata-se de uma parceria pioneira em tecnologia na educação entre o Google e a Prefeitura de Timbó.
De acordo com as informações da Prefeitura, a SEMED adquiriu 1.380 chromebooks e seis telas touchscreen de 75 polegadas – como se fossem quadro negros – o que é uma novidade para uso em escolas públicas no Brasil. Esses equipamentos permitirão o acesso a todas as ferramentas do ambiente Google voltado à educação.
O lançamento desta novidade terá transmissão a partir das 8h da manhã desta sexta-feira (16), pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Timbó.
TECNOLOGIA DE PONTA
Cada professor que atua em Unidades Pré-Escolares e Escolas de Ensino Fundamental e cada educadora de Núcleos de Educação Infantil receberá, como empréstimo, um Chromebook – um computador portátil de última geração com tela sensível ao toque. Ao final do ano letivo, em caso de encerramento do contrato, o Chromebook deve ser devolvido à SEMED.
>> LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas para a 2ª Meia Maratona de Timbó
Os estudantes também terão chromebooks à disposição. Cada Escola Municipal e Unidade Pré-Escolar irá receber uma quantidade de dispositivos proporcional ao número de estudantes, para os professores usarem com os alunos nas atividades escolares.
As seis escolas municipais também serão equipadas com a tela touchscreen interativa de 75 polegadas. Essas telas gigantes podem se mover, possibilitando seu deslocamento de uma sala de aula a outra. Esta é a primeira vez que este modelo de tecnologia importada é usado em escolas do Ensino Fundamental no país.
FORMAÇÃO CONTINUADA GOOGLE
Além de inserir as tecnologias nas escolas, a Secretaria também se preocupou em ofertar formação para os profissionais que atuam nestas instituições. Por isso, também foi adquirido um curso com certificação da Google, voltado à equipe técnica, gestão escolar e corpo docente. Cada um dos cerca de 300 profissionais da rede municipal receberá este pacote de 80 horas de formação on-line.
>> LEIA TAMBÉM: Timbó promove treinamento gratuito de operação e manutenção de trator agrícola
Os professores também terão à sua disposição, ao longo do ano, um suporte técnico pedagógico. Quando algum professor tiver dúvidas sobre como preparar uma aula com as novas ferramentas tecnológicas, ele poderá contatar a equipe da GetEdu, que representa o Google for Education no Brasil.
No recesso escolar que começa na próxima semana, os professores já poderão levar o Chromebook para casa para explorar a nova tecnologia e planejar suas aulas para o próximo semestre letivo.
MAIS NOVIDADES
Em cada uma das seis escolas, a Google personalizou uma sala de aula. Como Timbó é pioneira no país em adotar o uso de todas estas ferramentas, o município deve continuar a receber novidades da Google.
SUPORTE
A SEMED também garante que nenhum profissional ficará sem equipamento. Se algum Chromebook apresentar problema, a Secretaria possui dispositivos reserva para fazer a substituição imediata. Os aparelhos com problemas serão enviados para manutenção, o que também está previsto no contrato de aquisição.
Sugestão de pauta