Estado foi o segundo maior crescimento em termos percentuais do país.
Com um dos melhores resultados do país, o setor de serviços em SC apresentou um crescimento de 15,6% nos cinco primeiros meses de 2021. A conclusão é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é mais do que o dobro do crescimento do volume nacional, que ficou em 7,3%.
O dado positivo coloca Santa Catarina como o segundo maior crescimento em termos percentuais do país. Quando se leva em consideração tanto o indicador do volume de serviços quanto o peso de cada Estado no resultado nacional, a alta catarinense é a quarta mais significativa do país.
“São dados que reforçam a força da retomada econômica em Santa Catarina. O volume de serviços no Estado já está em patamar 7,8% superior ao de antes da pandemia, enquanto no país agora se chegou a 0,2%. A tendência é de crescimento ainda maior à medida em que avançamos na vacinação dos catarinenses”, projeta o governador Carlos Moisés.
Oportunidades ao fim da pandemia
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, destaca que, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor de serviços catarinense teve um avanço de 5,8%. “O setor de serviços, um dos mais afetados pela pandemia, mostra sua reação e Santa Catarina se destaca entre os melhores resultados do país. Os dados evidenciam que estamos preparados economicamente para a retomada, com ações perenes e um cenário de oportunidades rumo ao fim da pandemia”, avalia.
LEIA TAMBÉM: Timbó vacina contra Covid-19 pessoas a partir dos 35 anos
De acordo com o Governo do Estado, em maio, o crescimento chegou a 2,2%, também acima do índice nacional, que foi de 1,2%. No acumulado do ano, as atividades com maiores altas foram serviços profissionais, complementares e administrativos (30,6%) e transportes, serviços auxiliares ao transporte e correios (20,9%).
Sugestão de pauta