O animal foi localizado pelos cães da propriedade, correu e subiu na árvore.
Na segunda-feira (21), um produtor rural flagrou um leão-baio (puma concolor) em cima de uma árvore em Painel, Serra catarinense. O animal foi percebido pelos cães da propriedade, correu e subiu na árvore. Ver esse animal é raro, provavelmente ele subiu na árvore ao se sentir acuado pelos cachorros.
O engenheiro agrônomo, Juliano Bertoni, estava trabalhando com o gado quando os cachorros correram atrás do leão. Ele chegou perto e percebeu que o animal estava em cima da árvore. “Quando eu cheguei perto, ele estava lá em cima da árvore. Consegui fazer as imagens, mas o bicho é grande deu de assustar”, comentou.
Juliano conseguiu registrar algumas imagens do animal, que voltou ao chão após o produtor e os cachorros se afastarem do local.
>>LEIA MAIS: Homem ferido tem pedidos de ajuda recusado por ser semelhante ao serial killer
O veterinário e professor Aury Nunes, responsável pelo setor de animais silvestres do Hospital Veterinário da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), comentou que é comum encontrar um leão-baio na região. Porém, uma pessoa conseguir vê-lo de perto e em cima de uma árvore é raridade.
Aury explicou que o animal é um predador típico da região Sul do país e que pode percorrer de 30 a 40 quilômetros em uma noite. Esse animal silvestre também é conhecido por onça-parda ou suçuarana.
Sugestão de pauta