O projeto da UniPRF consiste na prática de direção segura para cidadãos condutores de carros ou motos.
Na terça-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal, por meio da Universidade Corporativa (UniPRF), que está localizada no Norte da Ilha em Florianópolis, finalizou a formação das duas primeiras turmas do Projeto Direção Cidadã, ação que possui como objetivo capacitar cidadãos motoristas de carros e motociclistas da Grande Florianópolis. Com isso, eles podem conhecer e aplicar as mesmas técnicas de direção segura praticadas pelos policiais rodoviários federais em seus cursos de formação e especialização.
Essas aulas inaugurais foram direcionadas aos funcionários terceirizados e servidores administrativos da PRF, além de outros condutores selecionados para as aulas iniciais experimental.
O objetivo da aula experimental, é que o conjunto de instrutores e idealizadores do projeto realizem os ajustes necessários no formato do evento, com foco nas primeiras turmas abertas à população, marcadas para terça-feira que vem (22/06).
>> Leia mais: Sala do Empreendedor de Timbó realiza palestra para o ACIMVI
A turma da manhã teve aula destinada aos motoristas, a da tarde, aos motociclistas, contabilizando 19 condutores escritos na aula inaugural. Eles iniciaram as atividades e revisaram pontos dos principais conceitos de Direção Defensiva em uma aula teórica que durou cerca de uma hora, realizada em uma das salas da UniPRF.
Após a teoria, na pista de Condução Veicular (com segurança), os alunos tiveram a oportunidade de praticar, com seus próprios carros e motos, as técnicas de controle do veículo, desvios e frenagens de emergência. Antes da prática, os exercícios são demonstrados pelos instrutores da PRF, que os acompanham de perto para garantir que executem as atividades corretamente.
A primeira edição deste projeto terá outras quatro turmas abertas à população da Grande Florianópolis. As aulas ocorrem nos dias 22 e 29 de junho, 6 e 8 de julho deste ano (as vagas já esgotaram). No fim das turmas, a equipe da UniPRF irá avaliar a aceitação e resultados efetivos, e assim, verificar a melhor forma e viabilidade de estruturar o projeto de maneira permanente.
Sugestão de pauta