A vice-governadora Daniela Reinehr reconheceu na reunião os esforços da Anvisa e destacou a necessidade de ampliar a produção e distribuição do imunizante ao combate contra a Covid-19.
A vice-governadora Daniela Reinehr participou, nesta quinta-feira, 18, da primeira reunião de trabalho do Fórum Nacional de Vice-governadores do Brasil, realizada via on-line. Na pauta do encontro estiveram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Auxílio Emergencial, do Pacto Federativo e combate à pandemia da Covid-19.
O secretário Especial da Fazenda, da equipe do ministro Paulo Guedes, Valderi Rodrigues, prestou esclarecimentos sobre a PEC Emergencial e do Pacto Federativo. No painel sobre combate à Covid-19, o secretário-geral da Anvisa, Gustavo Mendes, falou sobre o processo de aprovação de vacinas e o andamento das análises, que pode ser consultado no site da agência.
A vice-governadora Daniela Reinehr reconheceu os esforços da Anvisa e destacou a necessidade de ampliar a produção e distribuição do imunizante.
“Sabemos que as expectativas ainda vão além da capacidade da ciência, em relação à produção das vacinas, mas esperamos conseguir com a maior premência possível de tempo um lote maior do imunizante. Enquanto nossa obrigação continua sendo acompanhar todas as mudanças que o vírus apresenta e estruturar a saúde para o atendimento à população. Esta é uma engrenagem que precisa funcionar de forma harmônica”, ressaltou a vice-governadora.
O secretário-geral da Anvisa explicou o empenho e a importância de se manter o papel institucional da Agência como forma de proteção à população.
LEIA TAMBÉM: Coronavírus em SC: Aresc realiza 4,8 mil ações de fiscalização no transporte intermunicipal em um ano
“Hoje, por conta de todas essas mudanças que tiveram de acontecer para acelerar os processos, sem abrir mão dos critérios de segurança, existem outras modalidades e alternativas de autorização (das vacinas). A vacina da Pfizer, por exemplo, foi avaliada em um tempo recorde, de 20 dias. Importante é que os processos não afetem a segurança”, disse Mendes.
Sobre o Fórum Nacional
O Fórum Nacional de Vice-governadores do Brasil, que passa a ser permanente, tem como objetivos gerar articulação conjunta em pautas de interesse dos estados e abrir diálogo permanente entre vice-governadores.
No próximo encontro, ficou definida a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com o objetivo de discutir a vacinação no país. Em Santa Catarina, os encaminhamentos sobre os temas deste primeiro fórum serão feitos pela vice-governadora às pastas envolvidas.
Sugestão de pauta