O volume de empregos nas empresas do setor têm crescido na região.
Moradores de Indaial com interesse em participar de um treinamento gratuito no setor de Tecnologia da Informação devem ficar ligados no Entra21. O Programa de Formação e Empregabilidade que fomenta e repõe mão de obra em TI no Vale do Itajaí está com inscrições abertas para a formação de novas turmas até 26 de março pelo site: www.entra21.com.br
O programa é dirigido a jovens a partir de 16 anos e adultos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio ou superior. Atende também pessoas com deficiência e imigrantes que objetivam colocação no mercado de trabalho de qualidade.
Os cursos em Linguagem de Programação têm carga horária de 480 horas e duração de seis meses. Pelo primeiro ano o Programa está disponibilizando um polo em Timbó, fora de Blumenau. Na cidade vizinha serão 30 vagas para o período matutino (aulas de Programação de Sistemas em React) e 30 para o vespertino (aulas de Programador Web).
“Após o período de inscrições a equipe do Entra21 vai fazer uma abordagem pessoal com os candidatos para identificar o perfil dos inscritos e selecionar”, explica Jessé.
A Prefeitura de Indaial, atenta a esse mercado promissor que é a Tecnologia da Informação, vai disponibilizar auxílio-transporte para os alunos residentes no município matriculados no polo de Timbó.
Dos R$26 milhões de ISS arrecadados em 2020, as empresas de TI representam 6,30% do total. “Queremos fomentar na cidade esta área que já é destaque em outros municípios da região. Além disso incentivamos a profissionalização de quem é de Indaial, com mão de obra qualificada”, pontua o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Jessé Cléber de Souza.
Entra21 movimenta empregabilidade no setor de TI
O volume de empregos nas empresas do setor têm crescido na região. As maiores projetam a necessidade de grandes volumes de contratação de mão de obra especializada, em especial de desenvolvimento e programação, que oferecem bons salários.
LEIA TAMBÉM: O Entra21 se trata de uma especialização de até 480 horas-aula (o que equivale a seis meses em média)
“Essa é uma ótima oportunidade para os estudantes terem acesso a um curso gratuito, com média de 90% de empregabilidade após sua conclusão”, destaca o coordenador.
Sobre o Programa
O Programa Entra21 é financiado pelo Governo Estadual, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Prefeitura de Blumenau por meio do FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e empresas de tecnologia da região.
Desde 2006 o Entra21 já beneficiou e encaminhou mais de 4300 jovens para empregos de qualidade. A programação dos treinamentos é baseada na demanda das empresas, o que garante altos índices de inserção no mercado de trabalho.
Sugestão de pauta