Após esperar duas horas, família resolveu levá-lo por conta própria do posto de saúde ao hospital regional.
Um vídeo gravado na noite de segunda-feira (22) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, mostra um homem com Covid-19 sendo transportado na carroceria de um carro ao lado de um cilindro de oxigênio e da esposa. Segundo os familiares, o destino final da viagem era o Hospital Regional do Oeste (HRO).
O paciente que aparece nas imagens é Altair Gonçalves Pereira, de 41 anos. Com o resultado positivo para a doença há cerca de uma semana, ele foi até um posto de saúde após uma piora no quadro e com dificuldade para respirar. No local, o médico que o atendeu solicitou transporte para que fosse encaminhado à unidade hospitalar.
A família conta que esperou cerca de duas horas pelo transporte solicitado. No entanto, como a ambulância não veio. Eles voltaram para casa e decidiram ligar para uma irmã do paciente que o transportou até o hospital. Segundo Lúcia Vieira, mulher de Altair, o cilindro que foi registrado no vídeo foi comprado pela própria família.
“Ele estava bem fraquinho, com a respiração ruim, não conseguia dirigir. O batimento cardíaco dele estava muito baixo”, contou a mulher do paciente.
Segundo ela, o cilindro de oxigênio não cabia dentro do carro e, por isso, eles foram na carroceria. Procurado pelo G1, o município não respondeu sobre possíveis autuações à família por causa do transporte fora do veículo.
A prefeitura não informou se há falta de ambulância ou atraso no transporte. Em nota, informou apenas que “durante as tentativas de transferência para outros serviços de atendimento de sintomáticos respiratórios” com a ambulância do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), o paciente e esposa decidiram ir por conta própria ao hospital.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também foi procurada e afirmou que não poderia passar informações sobre o estado de saúde do paciente e não deu mais detalhes sobre o ocorrido. Até as 12h20, não respondeu outro questionamentos sobre o caso.
Covid-19 em números
Chapecó tem 22.046 casos de coronavírus, com 205 pessoas que morreram pela doença. Há um mês, eram 135 mortes na cidade. Em todo estado, são 648.017 casos confirmados, incluindo 7.044 mortes.
Na maior cidade do Oeste, há restrição de circulação de pessoas nas ruas das 22h às 5h, parques e praças estão fechados e serviços não essenciais estão suspensos até 23h59 de domingo (28). Segundo o prefeito João Rodrigues (PSD), Chapecó vive “o pior momento da pandemia”. Na semana passada ele já havia dito que a cidade está em estágio de “colapso” na saúde.
Sugestão de pauta