Apesar da previsão otimista para os próximos meses, a tendência é de que aumente a quantidade de cidades em situação de emergência
Atualmente, pelo menos 49 municípios de Santa Catarina estão em situação de emergência devido à estiagem. A maior parte deles está localizado nas regiões Oeste e Meio-Oeste. A lista contempla as cidades em estado de emergência homologado pelo governo do Estado ou pelo governo Federal.
Os meses de novembro e de dezembro até trouxe as chuvas de volta a Santa Catarina, porém a precipitação aconteceu de forma irregular, melhorando a situação em algumas localidades e interferindo pouco em outras. No Oeste, por exemplo, alguns municípios registraram precipitações 60 mm abaixo do esperado para o mês em novembro.
Apesar da previsão otimista para os próximos meses, a tendência é de que aumente a quantidade de cidades em situação de emergência. Isso acontece pela demora na apresentação de documentos para comprovação da crise hídrica.
A estiagem tem afetado o abastecimento de água, tanto para consumo humano, quanto para produção agropecuária. Com isso, em algumas cidades, estão sendo necessárias ações prolongadas de rodízio, com intervenções de infraestrutura hídrica e ajuda humanitária.
Confira os municípios:
– Água Doce
– Águas de Chapecó
– Alto Bela Vista
– Anchieta
– Arabutã
– Arvoredo
– Aurora
– Bandeirante
– Barra Bonita
– Belmonte
– Catanduvas
– Chapecó
– Concórdia
– Coronel Martins
– Cunha Porã
– Cunhataí
– Descanso
– Guaraciaba
– Ibicaré
– Ipira
– Ipumirim
– Iraceminha
– Irineópolis
– Jardinópolis
– Lindóia do Sul
– Maravilha
– Modelo
– Mondaí
– Nova Itaberaba
– Palmitos
– Paraíso
– Peritiba
– Planalto Alegre
– Ponte Alta
– Ponte Alta do Norte
– Presidente Castello Branco
– Riqueza
– Santa Terezinha do Progresso
– São Domingos
– São José do Cedro
– São Miguel da Boa Vista
– Saudades
– Seara
– Tangará
– Tigrinhos
– União do Oeste
– Vargem Bonita
– Xavantina
– Xaxim
Sugestão de pauta