Pelo terceiro ano consecutivo, Malwee lidera topo do ranking, que neste ano avaliou 40 marcas em atuação no país
A Malwee, marca brasileira de moda do Grupo Malwee, foi considerada a brasileira mais transparente, pelo terceiro ano consecutivo, em aferição do Índice de Transparência da Moda (ITM), do Fashion Revolution Brasil.
O ITM é um levantamento que avalia e posiciona as marcas de acordo com os dados e informações que estas tornam públicos com relação às suas ações em temas de responsabilidade socioambiental. Para chegar ao resultado, é analisada a disponibilidade de informações oferecidas pelas empresas nas categorias “Políticas e Compromissos”, “Governança”, “Rastreabilidade”, “Conhecer, Comunicar e Resolver” e “Tópicos em Destaque”.
Este ano, foram avaliadas 40 marcas, entre elas, marcas globais, como a C&A, mas que atuam no mercado brasileiro. A marca global ocupa a primeira posição do ranking, seguida pela Malwee, que é a marca brasileira a ocupar, portanto, o posto mais elevado na lista.
A pontuação média foi de 21% entre as empresas avaliadas. Já a Malwee teve pontuação de 68%.
Além da boa colocação no Índice de Transparência da Moda Brasil, a Malwee é a única marca brasileira a figurar no último ITM global, referência internacional em sustentabilidade, sendo reconhecida como uma das 20 marcas mais transparentes do mundo.
“Para a Malwee, o ITMB é um levantamento de grande importância para entendermos o cenário da indústria da moda em quesitos fundamentais para a prestação de contas para os consumidores e para a sociedade, especialmente no que se refere às suas práticas sociais, ambientais, de diretos humanos e trabalhistas. Comunicação é poder para o consumidor!”, observa Guilherme Moreno, Gerente de Marketing da Malwee.
Compromisso com o clima
Sendo a segunda indústria mais poluente do mundo, as grandes empresas da indústria da moda, do Brasil e do mundo, têm um papel importante no combate contra a crise climática e na mudança de cenário relacionados às violações dos direitos humanos e do trabalho que persistem nas cadeias de fornecimento globais.
No ITMB 2020, mesmo com a crise iminente, apenas 5 marcas (13% do total das marcas consideradas pelo ranking) se comprometeram publicamente a ter metas relacionadas à gestão do clima com base científica aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTI) e ou relacionadas a redução dos impactos em outros tópicos ambientais. A Malwee é uma delas.
A Malwee tem responsabilidade em reduzir o impacto ambiental de seus produtos há muito tempo. Em 2013 decidiu transformar essa responsabilidade em metas públicas, que foram divulgadas em seu plano de sustentabilidade. Desde então, reduziu 61% da sua geração de resíduos industriais, 68 % das emissões atmosféricas, entre outras. O plano também definiu metas com o objetivo de oferecer produtos com menor impacto para o mercado e diversas metas de gestão de fornecedores, atuando fortemente nos temas relacionados aos materiais do setor, como água, emissões, resíduos e direitos humanos.
Segundo Taise Beduschi, Gerente de sustentabilidade do Grupo Malwee, esse processo vem evoluindo ano após ano tanto no alcance das metas, como no amadurecimento para lidar com problemas mais complexos, como a crise climática. “Neste momento estamos trabalhando nas metas do próximo Plano de Sustentabilidade, e iniciativas como o ITMB nos ajudam a ampliar nosso olhar para outros temas da indústria sobre os quais devemos falar. Dessa forma, fortalecemos nosso compromisso com a sustentabilidade e a transparência”, afirma.
“Moda Sem Ponto Final”
Ainda de acordo com o gestor da Malwee, a boa posição no Índice de Transparência da Moda, é consequência de um esforço contínuo que a marca vem fazendo ao longo dos anos para dar o máximo de acesso à informação aos consumidores sobre suas práticas e políticas.
A Malwee já é líder em iniciativas de sustentabilidade pioneiras no Brasil, como o uso de malha PET na produção de roupas (a empresa já retirou mais de 50 milhões de garrafas do meio ambiente), de algodão desfibrado (produzido a partir da reciclagem de resíduos de malhas) e de processos de acabamento que permitem economizar até 98% do volume de água (como no caso do tingimento das cores neon e da produção de jeans no novo Lab Malwee Jeans).
Em continuação a esse trabalho, a Malwee anunciou, em outubro deste ano, um novo jeito de pensar e desenvolver as suas coleções a partir do novo posicionamento, “Moda Sem Ponto Final”. O intuito é oferecer coleções com opções de peças de roupas mais atemporais e com a máxima qualidade possível para que o consumidor tenha a possibilidade de reinventar o seu guarda-roupas de forma inteligente, usando peças repetidas vezes, ano após ano, prolongando a vida útil das roupas, como forma de combater a poluição ambiental e os impactos que a indústria da moda gera no meio ambiente.
“A nossa ‘moda sem ponto final’ é produzida da forma mais sustentável possível, em sintonia com um novo jeito de viver, pensar e consumir. Esse pensamento de consumo consciente e produção de moda responsável aliados à nossa política institucional de transparência nos trazem, como consequência, essa excelente colocação em um ranking importante para que o consumidor possa, cada vez mais, fazer escolhas conscientes, tanto em termos de marcas de preferência quanto de composição de guarda-roupa”, avalia Guilherme Moreno.
Sobre a Malwee
A Malwee faz moda sem ponto final. Roupas que duram mais e não se perdem a cada coleção. Uma moda que não se acaba com o uso. Que pode ser usada, repetida e depois vendida, doada ou trocada. Produzida de uma forma mais sustentável, em sintonia com um novo jeito de pensar, viver e utilizar nossos recursos.
A marca Catarinense está presente em mais de 20 mil pontos de venda pelo Brasil e faz parte do Grupo Malwee. Foi reconhecida como uma das 20 marcas mais transparentes do mundo pelo Índice de Transparência da Moda 2019, além de ser referência internacional em iniciativas sustentáveis. Sua moda é democrática, pensada para diferentes biotipos, idades e estilos, nos segmentos feminino, masculino, plus size e infantil. Tudo que a Malwee faz é para durar bem. É para o bem das pessoas e do planeta. www.malwee.com.br.
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