Estação que tem início na manhã desta terça-feira (22) coincide com o período de efeitos do "La Niña", e pode trazer períodos de dias consecutivos sem chuvas
Com previsão de dias mais quentes e desequilíbrios climáticos causados pelo fenômeno “La Niña”, a primavera inicia oficialmente às 10h31, no horário de Brasília, desta terça-feira (22).
A estação, considerada uma das mais bonitas do ano pela riqueza de cores e frutas visíveis nas paisagens em jardins e praças públicas, dura até o dia 21 de dezembro. O período costuma elevar os volumes de precipitação em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
No entanto, embora desempenhe um papel climático fundamental na função de ‘quebrar’ a falta de chuvas que o inverno costuma causar, este ano a estação coincide com a formação do “La Niña”. O fenômeno tem justamente o efeito contrário na região Sul do Brasil: diminuir a incidência de chuvas.
De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, a previsão para o período da primavera é de chuvas abaixo da média climatológica, com irregularidades causadas pelo fenômeno e chances de dias consecutivos sem chuvas em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Segundo a especialista, ainda não é possível afirmar que o Estado irá sofrer novamente com períodos graves de seca, visto que naturalmente a estação tem níveis altos de chuva, mesmo que abaixo da média.
Porém, o alerta é para os riscos de fortes tempestades que podem ocorrer quando houver precipitações.
A primavera costuma apresentar uma maior incidência de temporais, granizo e ventania todo ano. Em 2020, o desequilíbrio causado por dias sem chuvas em decorrência do “La Niña”, pode resultar em chuvas acumuladas em curtos espaços de tempo e com maior intensidade.
Ainda conforme a meteorologista Gilsânia Cruz, a indicação é que se acompanhe os boletins e alertas constantemente, pois ainda não é possível prever quando as tempestades ou períodos sem chuva irão ocorrer, apenas que as condições estão formadas.
Além disso, a previsão feita pelo órgão cita ainda a presença de ciclones extratropicais que se deslocam pelo litoral Sul do Brasil, trazendo perigo para a navegação e pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.
Dias mais quentes
Se por um lado, o volume de chuvas será abaixo da média esperada, a previsão para as temperaturas é de calor acima da média climatológica no próximo trimestre.
No decorrer da primavera, o frio deve diminuir gradativamente e a partir de outubro já se esperam períodos mais aquecidos.
Confira a previsão para os próximos meses
De acordo com Gilsânia Cruz, em setembro as temperaturas devem ter mínimas de 7°C a 10°C do Oeste ao Planalto e Litoral Sul. Nas demais regiões, as temperaturas mais baixas ficam entre 12°C a 15°C.
Já as máximas serão entre 20°C e 25°C na maioria das regiões catarinenses. No Planalto Sul, portanto, pode ficar um pouco mais baixa, em torno dos 18,5°C.
Previsão de temperaturas para o mês de setembro em Santa Catarina – Foto: Reprodução/Epagri/Ciram
Outubro
De todos os meses da primavera 2020, outubro é que trará mais chuva para o Sul do Brasil. Mesmo com a redução na média de chuvas por conta do “La Niña”, a expectativa é que ainda ocorram volumes significativos nesse mês.
No primeiro mapa abaixo, os tons de azul representam chuva acima da média mensal, e os tons em laranja representam chuvas abaixo da média. Já no segundo mapa, os tons em azul significam temperatura abaixo da média, enquanto os tons em laranja temperatura acima da média. Confira:
Expectativas de precipitação e temperatura para o mês de Outubro – Foto: Divulgação/Climatempo
As temperaturas mínimas devem ficar entre 9°C e 13°C do Oeste ao Planalto e parte do Litoral Sul. Nas demais regiões, ficam acima de 14°C.
As máximas são de 2°C a 28°C na maioria das regiões, e abaixo de 20°C em uma pequena área do Planalto Sul.
Novembro
A partir do mês de novembro, a expectativa é de que a incidência de chuva passe a reduzir significativamente no Sul do Brasil.
Expectativas de precipitação e temperatura para o mês de novembro – Foto: Divulgação/Climatempo
As temperaturas mínimas podem ficar entre 10°C e 14°C no Meio-Oeste e áreas do Planalto Sul. Nas demais regiões, as temperaturas mais baixas ficam entre 15°C e 18°C.
Já as máximas devem ficar acima dos 25°C em todas as regiões de Santa Catarina.
Dezembro
Na transição de primavera para verão, a previsão indica um período muito seco no Sul do Brasil. As chuvas passam a ocorrer com menos frequência, e a expectativa é de um verão parecido com o de 2019, com riscos de estiagem.
Expectativas de precipitação e temperatura para dezembro – Foto: Divulgação/Climatempo