Riscos são associados à combinação da maré astronômica com a maré meteorológica, agitação marítima, ondas de Sudoeste/Sul e persistência dos ventos no quadrante Sul
A Defesa Civil emitiu mais um alerta para risco de alagamento costeiro e frio intenso nesta sexta-feira, 21 de agosto, em Santa Catarina.
O avanço que ocorreu na noite desta quinta-feira, 20 de agosto, da massa de ar polar provoca frio amplo e intenso em todas as regiões catarinenses.
A sensação de frio permanece durante o dia nesta sexta, com pouca amplitude térmica devido à nebulosidade.
As mínimas devem ser muito baixas: -5°C no Planalto Sul, -2°C no Oeste e Meio-Oeste, 0°C no Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana, 3°C no Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí e 6°C no Baixo Vale, Grande Florianópolis Litorânea e Litoral Norte.
As máximas também serão baixas e não devem passar dos 10°C na Serra e dos 14°C nas demais áreas.
A Defesa Civil recomenda atenção especial com pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças, enfermos e moradores de rua.
Os animais domésticos devem ser abrigados nas noites mais frias. A indicação para que as pessoas procurem se agasalhar e bebam bastante água. Locais fechados e aglomerações de pessoas devem ser evitados.
Alagamentos costeiros
O órgão informou ainda a possibilidade de alagamentos em todo o litoral catarinense nesta sexta-feira (21).
Os riscos são associados à combinação da maré astronômica com a maré meteorológica, agitação marítima, ondas de Sudoeste/Sul e persistência dos ventos do quadrante Sul.
Em casos de alagamentos e inundações, a Defesa Civil recomenda cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Evite dirigir em locais alagados e transitar em pontilhões e pontes submersas, assim como qualquer contato com águas.
Fonte: ND Mais
Sugestão de pauta