Abrigos emergenciais serão abertos e ações de retirada de pessoas das ruas serão intensificadas
Com a previsão do tempo indicando a chegada de uma massa de ar polar e um frio intenso entre a quinta-feira, 20 de agosto, e o fim de semana, cidades do Vale do Itajaí começam a se preparar para atender a população em situação de rua, que sofre ainda mais com a intensidade do frio durante o inverno.
A prefeitura de Gaspar anunciou que vai abrir um abrigo emergencial temporário no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no Bairro Sete de Setembro. O abrigo vai funcionar de quinta-feira a domingo, dias 20 a 23, e estará aberto das 18h às 8h da manhã para receber pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Em Blumenau a Secretaria de Desenvolvimento Social está intensificando as ações de atendimento à população em situação de rua desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano.
LEIA TAMBÉM: Santa Catarina tem previsão de neve para final de semana
Segundo a prefeitura, no início da pandemia já foram abertos três abrigos provisórios, que ampliaram o espaço de acolhimento da população. O principal abrigo da cidade é o Abrigo Municipal de Blumenau (AMBLU), que fica na Rua Rudolf Roedel, 147, bairro Salto Weissbach.
Dos abrigos provisórios, um é destinado para isolamento de casos suspeitos de Covid-19, e os outros dois funcionam em parceria com o Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul e a Igreja Evangélica Livre (IEL). O abrigo destinado ao isolamento é itinerante e só abre quando há casos suspeitos ou confirmados. Na última vez que foi acionado, estava anexo a Abam (Associação Blumenauense de Acolhimento a Criança e ao Adolescente), na Rua José Fischer, 439, bairro Escola Agrícola.
O serviço de Abordagem Social também teve o horário ampliado no início do inverno e atua das 05h30 à 01h de segunda a sexta-feira e das 08h às 20h nos fins de semana.
A Abordagem Social é o serviço que observa e tenta convencer as pessoas que estão na rua a irem para um dos abrigos. O contato da Abordagem Social é (47) 99945-9630 e a orientação é acionar o serviço quando encontrar uma pessoa em situação de rua, para que a equipe especializada possa ir até o local e fazer o atendimento.
Os que preferem permanecer na rua também podem ser atendidos no Centro POP, onde recebem alimentação, roupas e cobertores, podem fazer a higiene pessoal e passar por atendimento psicossocial.
O Centro POP fica na Rua Clara Persuhn, 192, bairro Itoupava Seca. O telefone de contato é (47) 33381-6509 e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O local também aceita doações de roupas e cobertores, mas pede que os itens sejam entregues higienizados, para evitar contaminação, principalmente pelo coronavírus.
LEIA TAMBÉM: São Joaquim se prepara para enfrentar uma “neve histórica” dos últimos tempos
Fonte: ND Mais
Sugestão de pauta