Ele estava dentro do seu veículo estacionado quando o tornado passou, fazendo o caminhão tombar
Um caminhoneiro filmou de dentro do seu veículo a passagem de um tornado na tarde de sexta-feira, 14 de agosto, em Tangará, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A MetSul Meteorologia considerou como um dos vídeos mais impressionantes e impactantes de tornados já gravados até hoje no Brasil.
“É um registro extremamente raro, porque foi feito de dentro de um tornado por uma pessoa que sobreviveu. O vento já tinha força destrutiva antes mesmo da chegada do tornado, mas no momento em que o redemoinho arrasador de vento chega, a força do vento é arrasadora”, destacou a MetSul em seu site.
O veículo estava estacionado em um posto de combustíveis quando aconteceu o fenômeno, considerado um dos mais severos da natureza. A força do vento tombou o caminhão, momento em que as imagens ficam completamente escuras enquanto o profissional reza.
O meteorologista e professor da UFSM-RS (Universidade Federal de Santa Maria) Ernani Nascimento, um dos maiores especialistas em tornados da América Latina e o principal pesquisador do fenômeno no Brasil, observa como raro o vídeo gravado em Tangará.
Nascimento descreveu a gravação da sexta-feira como “impressionante” em entrevista ao MetSul. Ele recordou um vídeo gravado por um motorista que dirigia numa rodovia em Coxilha (RS) em junho de 2018 e filmava os muitos raios. Minutos depois, o veículo foi atingido pelo tornado e tombou, mas o registro não captou este momento.
Pelo menos dois tornados atingiram Santa Catarina na última semana. De acordo com a MetSul, os danos observados nos locais mais atingidos foram compatíveis com tornados variando de F1 a F2 na escala de Fujita. Logo, em alguns pontos o vento pode ter ficado perto ou mesmo atingido ou superado os 200 km/h. A escala vai de F0 (tornados menos destrutivos) a F5 (arrasador). As informações são da MetSul.
Fonte: ND Mais | Por Willian Ricardo
Sugestão de pauta