Após 30 minutos a equipe médica do Arcanjo 03 conseguiu reverter a PCR
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio do Arcanjo-03 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU), realizou o apoio ao atendimento de uma senhora de 83 anos que encontrava-se em Parada Cardiorrespiratória no município de Gaspar.
O helicóptero Arcanjo-03 foi acionado as 12h40min nesta segunda, 10, pela Central de Regulação Médica do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (CRM-SAMU) para prestar auxílio no atendimento que as equipes de serviço do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em Gaspar prestavam a uma mulher de 83 anos, que se encontrava em parada cardiorrespiratória, no Bairro Velha.
No local, foram iniciados os procedimentos de Recuperação Cardiopulmonar (RCP), que tiveram sucesso após 30 minutos. Nesta ocasião foi utilizado o equipamento LUCAS 3, que após ajustado ao paciente, realiza as compressões torácicas e avalia o estado da vítima automaticamente.
Em monitoramento, a senhora novamente entrou em parada e foi necessária uma segunda reanimação e subsequente estabilização, possibilitando o transporte com a ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU), até o atendimento no Hospital Santa Isabel, em Blumenau.
O Médico de vôo da Aeronave do Arcanjo-03, Fabrício Correia, destacou a utilização do LUCAS®️ na ocorrência: “Quando o paciente encontra-se em parada cardiorrespiratória, são necessárias compressões torácicas eficazes e contínuas para manter a circulação sanguínea até que a própria função cardíaca do paciente seja restabelecida. Ao utilizar o LUCAS, a qualidade da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é normalizada e as interrupções das compressões podem ser minimizadas. O LUCAS permite que a equipe realize outras atividades essenciais para salvar a vida do paciente. O dispositivo também permite o transporte do paciente em parada cardiorrespiratória sem comprometer ou interromper as compressões torácicas.”
Fonte: Corpo de Bombeiros de SC
Sugestão de pauta