O motorista deve responder pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor
A Polícia Civil investiga o acidente que resultou na morte da jovem Ana Paula dos Santos, de 18 anos, em Guaramirim. O acidente aconteceu no domingo, 2 de agosto, no quilômetro 43 da BR-280. O motorista, de 23 anos, e outros três passageiros ficaram feridos no acidente.
O delegado Caleu Henrique Gomes de Mello, que responde interinamente pela Delegacia de Polícia da Comarca de Guaramirim, afirma que um parente de Ana Paula registrou um boletim de ocorrência após o acidente e a circunstâncias da morte dela serão apuradas.
“O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia da Comarca de Jaraguá do Sul e foi enviado hoje (quarta-feira) para Guaramirim. Eu já instaurei um inquérito policial para apurar os fatos”, comenta o delegado.
O motorista deve responder pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, disposto no artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro, que tem pena de dois a quatro anos de prisão. A pena pode ser aumentada em um terço (de cinco a oito anos) se o motorista estiver alcoolizado.
A reportagem do OCP buscou informações sobre o acidente com a Polícia Rodoviária Federal. O motorista do Peugeot 307 passou pelo teste do bafômetro após o acidente. O etilômetro apontou que o motorista estava alcoolizado quando ocorreu a batida.
Como a quantidade de álcool que aparelho apontou menos que 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões do condutor, a situação não configurou crime de trânsito. O condutor não foi preso, recebeu uma multa e foi liberado para ir para o hospital.
Batida de frente
Por volta das 16h de domingo, o Peugeot, com placa de Joinville, fez uma ultrapassagem e bateu de frente contra um Chevrolet Vectra, emplacado em Guaramirim. Com o impacto, o carro foi jogado para fora da pista, capotou e pegou fogo.
Os bombeiros voluntários de Guaramirim, Jaraguá do Sul, o helicóptero Águia 1, da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, as unidades de suporte básico e avançado do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram chamados para atender a ocorrência.
Ao todo, cinco pessoas estavam no Peugeot 307. O motorista, de 23 anos, duas mulheres, de 18 e 24, e um passageiro, de 33, tiveram ferimentos leves. Ana Paula foi atendida com um traumatismo craniano grave e entrou em parada cardiorrespiratória.
Os socorristas do Samu e os bombeiros realizaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e conseguiram reverter o quadro da vítima. O médico e a enfermeira do Samu embarcaram no helicóptero Águia 1 e levaram a vítima em estado grave para o Hospital São José.
Apesar dos esforços das equipes de emergência, Ana Paula não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada hospital. A jovem foi sepultada na segunda-feira (3), no Cemitério Municipal de Schroeder.
Fonte: OCP News
Sugestão de pauta