O objetivo é de verificar se os preços dos combustíveis estão sendo praticados de acordo com os últimos aumentos nas refinarias
Nesta quinta e sexta-feira, 30 e 31 de julho, o Procon de Blumenau fará nova fiscalização nos postos de combustíveis da cidade. O objetivo é de verificar se os preços dos combustíveis estão sendo praticados de acordo com os últimos aumentos nas refinarias. Para isso, o órgão de defesa do consumidor vai conferir as notas fiscais de compra dos combustíveis comum e diesel dos meses de junho e julho. O levantamento vai permitir que sejam identificadas a existência de irregularidades e caso constatado, o estabelecimento poderá se autuado com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) como prática abusiva de preço.
De acordo com o coordenador geral do Procon, André Moura da Cunha, a orientação é de que os consumidores abasteçam nos postos que ofereçam o menor valor do combustível. Além disso, que exigam a nota fiscal, o que estimula ao consumidor também ser autor ativo no combate de abusos no município. Desta forma, explica André, o próprio consumidor estimula a concorrência e consequentemente a redução de preços. Por isso, durante a fiscalização, o Procon também vai orientar os postos de gasolina para que não aumentem a margem de lucro na venda em função da pandemia de Coronavírus.
Em relação aos últimos aumentos dos combustíveis, o Procon se mantém atento com o objetivo de evitar preços finais aos consumidores que não estejam de acordo com os anunciados pela Petrobrás e consequentemente das refinarias. André esclarece que, após o último aumento anunciado pela Petrobrás no dia 17 de julho, de 4% na gasolina e de 6% no diesel, que passaram a valer nas refinarias, o total de reajuste na gasolina foi de mais de 20 vezes e 17 no total no preço do diesel neste ano. Ele ressalta ainda que, em julho, foram aplicados três aumentos seguidos desde o dia 7, chegando a subir praticamente uma vez por semana os combustíveis.
Fonte: Assessor de Comunicação: Joni César
Sugestão de pauta