O turismo é uma das atividades mais afetadas pela pandemia, e no caso de Pomerode a crise chegou quando a Osterfest, principal evento do ano na cidade, batia à porta
Sete em cada dez empresas de Pomerode com atuação ligada ao turismo perderam 60% ou mais do faturamento por causa da pandemia, segundo um levantamento feito pela Associação Visite Pomerode (Avip) e obtido pela coluna. A entidade consultou em torno de 40 associados. Cerca de 75% afirmaram que fizeram demissões e 85% responderam que o número de clientes caiu em meio à crise provocada pelo novo coronavírus.
— O turismo de eventos festivos traz um resultado fantástico para a cidade. E como esse ano praticamente não aconteceram eventos, se dá essa redução de faturamento — explica Manfredo Goede, presidente da Avip.
Uma das perguntas do questionário reflete bem os impactos provocados pela pandemia na atividade turística local. Apenas 19,5% das empresas disseram, considerando o momento atual, estar seguras e com fôlego financeiro para sobreviver no mercado. Outras 29,3% responderam que conseguem se manter até o final do ano e 9,8% têm caixa para suportar até o primeiro semestre de 2021.
Por outro lado, 19,5% avaliaram que, sem crédito, o negócio não vai sobreviver e 9,8% já pensam em encerrar as atividades. O restante (12,2%) não soube responder. Como alternativa para aumentar as vendas em cenário delicado, 63,4% disseram que reduziram preços de serviços e produtos e cerca de 66% informaram que inovaram com algum produto ou novo serviço desde março.
O turismo é uma das atividades mais afetadas pela pandemia, e no caso de Pomerode a crise chegou quando a Osterfest, principal evento do ano na cidade, batia à porta. A programação do evento deste ano foi suspensa ainda em março. Sucesso de público, o evento movimenta em torno de R$ 15 milhões, sem contar os inúmeros ganhos de mídia espontânea que tornam a Osterfest um case bem-sucedido de marketing.
Para tentar driblar as adversidades, a Avip, em parceria com a prefeitura e apoio técnico do Sebrae-SC, lançou em junho uma campanha batizada de “O Cuidado nos Une”, para promover o turismo seguro na cidade. Hotéis, bares, restaurantes, lojas e atrações de lazer como parques e museus ganharam protocolos específicos de segurança.
Ainda é difícil mensurar se a campanha deu resultado financeiro, mas do ponto de vista sanitário ela foi bem-sucedida, avalia Goede. São raríssimos, segundo o presidente da Avip, os casos de funcionários de estabelecimentos que ficaram doentes pela Covid-19.
Fonte: nsc
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