O recém-nascido, com 3 dias de vida, apresentou queda do nível de oxigênio, sendo transportado de Chapecó para Joinville
Neste domingo, 26, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU), realizou o transporte de um recém-nascido, com 3 dias de vida, que apresentou queda do nível de oxigênio, sendo detectado em ecocardiograma uma drenagem anômala de veias pulmonares, necessitando de avaliação cardiológica especializada, no Hospital Infantil Jesser Amarante, em Joinville.
Após o nascimento, o bebê ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.
A transferência foi realizada com o avião Arcanjo-04, acompanhada pela equipe de saúde da aeronave com médico, enfermeiro e um bombeiro militar, garantindo a segurança e estabilidade dessa criança.
O Comandante de Operações Aéreas da missão, 2° Tenente Leandro Grande Cenedesi confirma a prioridade do transporte:
“Sendo um recém nascido de poucos dias e com baixo peso, o transporte aéreo acompanhado da equipe médica garante a segurança e faz muita diferença, tendo em vista que a viagem terrestre por 512 km demoraria aproximadamente sete horas e com a aeronave foi realizado em pouco mais de duas”, exalta.
O médico Guilherme Elemar, que acompanhou a transporte da criança, destaca a importância deste: “O transporte aeromédico no Arcanjo 04 garante a chegada rápida no hospital de referência com uma menor quantidade transbordos”, explica.
A equipe @cbmsc.samu.arcanjos_sc informa que nossas atividades continuam, não havendo interrupção do serviço. Estamos aqui por você. Fique em casa por nós. Cada um fazendo sua parte para o bem de todos!
Sugestão de pauta