Foram entregues cartazes sobre higienização respiratória e panfletos com orientações na prevenção e combate
Na noite de quinta-feira, 16 de julho, a Prefeitura de Timbó realizou mais uma fiscalização intensiva em bares e restaurantes do município, tendo como finalidade verificar se estão sendo cumpridas as determinações do Ministério da Saúde e do Decreto Municipal de Timbó no combate à Covid-19, que são o uso de máscara, álcool em gel 70% à disposição e distanciamento de no mínimo 1,5 metro. Estiveram à frente dessa ação o Procon, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.
Um dos estabelecimentos fiscalizados foi da empresária Elenir Fátima da Silva, de 48 anos. Segundo ela, que tem seu bar há dois anos, há dificuldade em fazer as pessoas entenderam a gravidade da situação. “Acho muito importante essa ação da Prefeitura! Às vezes a gente pede pra pessoa usar máscara e ela quer nos enfrentar. Aqui só entra quem seguir as regras. A gente depende do freguês, mas também precisa ver o bem de todo mundo né? É minha responsabilidade garantir esse cuidado aqui”, diz.
A mesma opinião é compartilhada por Ana Luiza do Valle, que tem uma lanchonete. “As pessoas vêm buscar seus pedidos e insistem em entrar sem máscara! Claro que não deixamos, mas acaba gerando uma situação desconfortável. Felizmente há os clientes que entendem e respeitam a situação, mas quando isso não acontece fica bem complicada a situação. É bom ver o poder público nos apoiando nessas fiscalizações”, desabafa.
Segundo o coordenador do Procon, Osvaldo Brodwolf, as principais reclamações dos comerciantes foi com relação ao desrespeito de alguns clientes. “Chegamos em um lugar e vimos que havia aglomeração em uma mesa. Orientamos tanto o proprietário do local quanto as pessoas que estavam ali que isso não pode acontecer de forma alguma, independentemente de ser ou não pessoas da mesma família. Devido a isso, o estabelecimento foi notificado”, explica.
Em todas as fiscalizações foram entregues cartazes sobre higienização respiratória, bem como um panfleto indicando as orientações na prevenção e combate ao Coronavírus. O coordenador da Vigilância Sanitária do município, Carlos Bras Busarello, destaca que a finalidade era com relação às medidas preventivas, mas, alvarás também foram verificados.
Fonte: Prefeitura de Timbó
Sugestão de pauta