As melhores colocadas são a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp)ambas estando entre as dez colocadas
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) subiu no Latin American University Ranking, levantamento de melhores instituições de ensino superior da América Latina feito pela organização internacional Times Higher Education (THE). Acesse o ranking.
Após estrear no ranking em 2019, no estrato 101+, a Udesc foi classificada neste ano na 92ª colocação, mantendo-se como a segunda melhor entre as quatro instituições catarinenses listadas. As outras são a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
O Brasil tem o maior número de instituições no ranking: 61, dentre as 166 avaliadas de 13 países. As melhores colocadas são a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp), que se mantiveram em segundo e terceiro lugares, assim como em 2019. A lista é encabeçada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile pelo segundo ano seguido.
Melhores do mundo
No mês passado, a Udesc também foi classificada pela THE entre as melhores instituições do mundo no Golden Age University Rankings 2020, que avalia universidades que foram instituídas entre 1945 e 1967 e têm, portanto, entre 50 e 75 anos de existência.
Esses dois rankings do THE utilizam a mesma metodologia do World University Rankings, que faz sua análise com base em 13 indicadores, distribuídos em cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização.
O ranking mundial deste ano será divulgado pela entidade em outubro. A Udesc também estreou no World University Rankings em 2019, quando foi classificada no estrato 1.001+, dentre 1.396 instituições de 92 países.
Vestibular de Inverno
Até 21 de agosto, a Udesc está com inscrições abertas para Vestibular de Inverno 2020, que oferece 1.040 vagas em 37 cursos de graduação da instituição.
Nesta edição, a universidade fará um processo seletivo especial, com inscrições gratuitas e três formas de avaliação, devido à impossibilidade de realizar provas presenciais durante a pandemia de Covid-19.
Fonte: Governo de Santa Catarina
Sugestão de pauta