As obras de melhorias no aeroporto fazem parte do Programa Novos Rumos, para investimentos em infraestrutura em todas as regiões do estado
O Governo do Estado e a prefeitura de Blumenau celebraram nesta quarta-feira, 17, um convênio para a realização das obras de balizamento noturno e cercamento do Aeroporto Regional Quero-Quero. O investimento do Governo será de R$ 4 milhões, com uma contrapartida de R$ 206 mil por parte da administração municipal. A assinatura confirma um compromisso assumido pelo governador Carlos Moisés em setembro do ano passado, em visita à maior cidade do Vale do Itajaí.
As obras de melhorias no aeroporto fazem parte do Programa Novos Rumos, para investimentos em infraestrutura em todas as regiões do estado. Segundo o governador, o principal benefício do balizamento será a possibilidade de o aeroporto receber voos noturnos. Hoje, as aeronaves só podem operar de dia.
“Esse é um compromisso de interesse de público. Foi dessa maneira que nós fizemos todas as escolhas de obras de infraestrutura regionais. Ouvimos as associações de municípios para escolher as prioridades. Nesse caso do aeroporto Quero-quero, o balizamento noturno e o cercamento são essenciais para que ele possa dar um salto para se tornar um aeroporto que atenda efetivamente toda a região”, ressalta Carlos Moisés.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, conta que a licitação para a obra ficará a cargo da prefeitura, que receberá o valor em duas parcelas. O Governo do Estado ajudou na análise da viabilidade.
“Sem os instrumentos adequados, um aeroporto não pode operar de noite. Por isso essa obra é tão importante. Seguimos com a nossa prioridade de investir fortemente em infraestrutura. Num cenário pós-pandemia, esses investimentos ajudarão na recuperação econômica, fornecendo uma base sólida”, opina Vieira.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, afirma que a escolha por essa obra é um reconhecimento, por parte da administração estadual, da importância do aeroporto para o desenvolvimento do município.
“Com essa injeção de recursos, esse aeroporto pode mudar de patamar. Essa obra nos dá outra perspectiva. Com essa ação, podemos fazer com que tenhamos, no futuro, voos interligando com outras cidades. É uma iniciativa que vai beneficiar uma região que abrange praticamente um milhão de pessoas”, explica Hildebrandt.
Melhorias irão auxiliar no transporte de órgãos
O deputado estadual Ricardo Alba destaca que o balizamento noturno ajudará também no transporte de órgãos. Blumenau é destaque nacional nesse quesito e a possiblidade de voos noturnos ajudará na obtenção de resultados ainda mais significativos, uma vez que a velocidade no transporte é fundamental numa operação de transplante.
“Esse balizamento noturno é uma grande conquista para todo o Vale do Itajaí. Blumenau é a capital catarinense dos transplantes de órgãos e o hospital Santa Isabel é crucial para isso. Vai haver uma melhoria significativa no recebimento e na velocidade da SC Transplantes”.
Segundo o prefeito Hildebrandt, a primeira etapa após a assinatura do convênio é a realização do projeto, cuja licitação já foi lançada em março. Após essa fase, será feito o edital para a contratação da obra, com previsão de término em outubro de 2021. Além do balizamento noturno, também será feita a construção de um muro e uma cerca.
O deputado estadual Onir Mocellin e a secretária adjunta da Infraestrutura, Valeria Lazzaris, também acompanharam o ato na Casa D´Agronômica.
Fonte: Governo de Santa Catarina
Sugestão de pauta