Boeing 747-400F pousou no terminal na tarde de quinta-feira, vindo da China
O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu na tarde de quinta-feira, 11 de junho um avião cargueiro Boeing 747-400F de 400 mil quilos pela primeira vez, informou a Floripa Airport, que opera o terminal. A aeronave fez a viagem entre a China e a capital catarinense trazendo 700 metros cúbicos de material hospitalar – equipamentos de proteção individual (EPI) oriundos de um importador privado.
Conforme a Floripa Airport, um avião desse modelo nunca havia pousado no aeroporto. Há 25 anos, uma aeronave semelhante, mas menor e menos pesada, sendo um boeing 747-200, chegou a fazer escala na cidade.
O jumbo 747-400F pousou às 15h02 e tem decolagem prevista para esta sexta-feira (12). A operação é da companhia aérea Terra Avia, da Moldávia, país localizado entre a Ucrânia e a Romênia.
Com o pouso, a empresa Floripa Airport diz esperar que o terminal possa ser mais usado para movimentação de cargas, assim como os outros principais aeroportos do Brasil para o setor, e que se torne um polo logístico da região Sul do Brasil.
Para que recebesse autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber aviões desse porte, as aeronaves wide body ou código “E”, como o jumbo, foram necessárias adequações ao terminal como ampliação da pista principal de pouso e decolagem, aumento da capacidade de pátio e a construção de áreas de segurança nas cabeceiras, as chamadas RESA, disse a Floripa Airport.
Outros diferenciais foram a residência do pavimento da pista e o fato de ela estar a 2.400 metros ao nível do mar, e o baixo índice de fechamento do aeroporto por questões meteorológicas.
Fonte: G1 SC
Sugestão de pauta