A ação foi realizada como forma de preparar os funcionários para o reinício das atividades
Nesta terça-feira, 9 de junho, a prefeitura de Blumenau apresentou um balanço parcial dos testes rápidos que estão sendo aplicados nos trabalhadores do transporte coletivo. Até o momento, 487 fizeram o exame e 18 deles tiveram a doença detectada. Em dois casos o resultado apontou que o vírus já esteve no corpo, ou seja, já são considerados recuperados. O restante foi afastado para cumprir isolamento domiciliar.
A ação começou na segunda-feira, dia 8, como forma de preparar os funcionários para o reinício das atividades na próxima segunda, dia 15. Com os 15 mil testes que chegaram nos últimos dias, a prefeitura pretende avaliar nesta semana os 1.100 empregados da Blumob. Neste segundo dia de testagem, dos 278 exames feitos, 18 apontaram a existência da doença. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, o objetivo é garantir mais segurança sanitária na retomada dos serviços, tanto para os motoristas e cobradores quanto para a população.
— O resultado demonstra a decisão acertadíssima de antes de iniciar o transporte coletivo de fazer esse teste em todos os profissionais — disse Hildebrandt na transmissão ao vivo desta terça-feira, dia 9.
Testes rápidos
Com os testes rápidos, o resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos. Os detectados devem permanecer sete dias em isolamento domiciliar, retornando ao trabalho ao fim do atestado, caso não apresentem nenhum sintoma após 72 horas. Caso o paciente continue apresentando sintomas, ele deverá retornar ao médico para uma segunda avaliação e se for o caso, receberá um novo atestado.
Fonte: NSC | Por Bianca Bertoli
Sugestão de pauta