Imagens mostram pessoas dançando, bebendo e acompanhando a apresentação de uma banda
A Polícia Civil instaurou um inquérito policial para investigar uma aglomeração de pessoas no último domingo, 24 de maio, na Estância Três Coxilhas, em Barra Velha. Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas dançando, bebendo e acompanhando a apresentação de uma banda.
O prefeito Valter Zimmermann é uma das pessoas flagradas no vídeo. Nas imagens, ele aparece sentado, batendo as mãos e acompanhando a música. Em seguida, dá risadas ao ser abordado por um homem.
Valter Zimmermann confirmou que foi ao local para um almoço após ser convidado por um empresário. Ao ser questionado se havia quebrado as regras de quarentena por causa do coronavírus, disse que não viu nada de errado e que usava máscara. Segundo ele, o único momento em que retirou a máscara foi o que aparece no vídeo.
A Polícia Militar foi chamada para ir ao local por volta das 13 horas. Segundo a PM, quando os policiais chegaram na estância, a live estava sendo realizada sem aglomerações. No vídeo completo da live no canal da banda no Youtube, também não é possível ver a aglomeração de pessoas que é mostrada pelo vídeo que circula nas redes sociais.
O delegado Procópio Batista Silveira Neto, responsável pela investigação, diz que assumiu o caso na segunda-feira, dia 25, e nenhuma testemunha ainda foi ouvida. Segundo ele, a Polícia Civil foi comunicada sobre a ocorrência após o fim do evento e já teve acesso ao vídeo que teria sido gravado no último domingo.
Caso pode parar no Tribunal de Justiça
Segundo o delegado, a estância onde acontecia a live não tinha a autorização para realizar o evento. Por se tratar de um evento público com consumo de bebidas alcoólicas, Procópio afirma que a Polícia Civil precisaria ter autorizado previamente.
O delegado explica que o caso poderá ser transferido para o Tribunal de Justiça caso seja confirmada oficialmente a presença do prefeito no evento. Isso porque Valter Zimmermann tem foro estabelecido pelo cargo.
Na análise do delegado, inicialmente foram cometidos os delitos de desobediência da estância em fazer o evento sem autorização e o descumprimento das normas de saúde que proíbem eventos com aglomeração por causa da pandemia do coronavírus.
Instância diz que apenas cedeu espaço para a live
O administrador da Estância Três Coxilhas, Darlei Hess, contou que apenas cedeu o espaço para realização da live. Ele afirmou que foi embora logo após o encerramento da transmissão e a banda permaneceu no local. Darlei garante que não viu o que aconteceu depois da saída da estância.
Ele ainda acredita que o vídeo que circula nas redes sociais teria sido do último domingo porque o cenário se parece o mesmo onde acontecia a live. Sobre a falta de autorização para a realização do evento, o administrador da Estância Três Coxilhas informou que está em viagem fora de Santa Catarina, mas caso seja necessário vai se inteirar a respeito do assunto.
Fonte: NSC | Por Hassan Farias
Sugestão de pauta