Em Santa Catarina, foram cumpridos três mandados de buscas: dois em Itapema e um em Balneário Camboriú
Policiais civis da Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS) e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) participaram na manhã desta terça-feira, 19 de maio, da Operação Magna Ópera, desencadeada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul no cumprimento de 60 mandados de buscas.
Em Santa Catarina, foram cumpridos três mandados de buscas: dois em Itapema e um em Balneário Camboriú. A ação desarticulou uma organização criminosa do Estado vizinho, responsável por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Mais de 200 policiais civis dos dois Estados participaram da operação, que tem como objetivo principal o cumprimento de mandados de busca, indisponibilidade de bens imóveis, veículos e ativos financeiros espalhados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul pertencente a uma organização criminosa. Segundo a investigação, o bando agia através de uma rede de operadores financeiros, empresas e “laranjas”.
As investigações duraram dois anos e alcançaram 138 quebras de sigilos bancários e fiscais, bloqueando contas bancárias de 41 investigados, além do sequestro de 29 imóveis e 23 veículos, sendo que o grupo agia há quase trinta anos no tráfico de drogas e de armas, inclusive internacional, via Paraguai, Argentina e Uruguai.
Em Santa Catarina, três apartamentos de alto padrão foram alvos das buscas, sendo identificado e apreendido ainda, no momento da busca, um automóvel Mustang GT, avaliado em mais de R$ 100 mil.
O nome da Operação (Magna Ópera) é uma alusão à “grande obra”, em latim. Somando as ordens judiciais deferidas em decorrência das duas investigações já comentadas, a operação de hoje deu cumprimento a 341 medidas, dentre elas 138 quebras de sigilos bancário, fiscais e bursátil; 60 mandados de buscas, bloqueio de contas bancárias de 41 investigados, indisponibilidade de 29 bens imóveis e 23 veículos. O total de bens indisponibilizados nesta terça-feira chega a R$ 16.129.327,00.
Fonte: Polícia Civil de SC | Florianópolis – Delegacia Geral da Polícia Civil
Com informações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul
Sugestão de pauta