Cidade tem problema no abastecimento por causa da seca que impacta no nível do Rio Itajaí-Açu
Por conta da estiagem que impacta no nível do Rio Itajaí-Açu, a prefeitura de Ilhota teve de instalar um grande reservatório com água potável em plena Praça Central da cidade. O objetivo é amenizar à população os impactos do desabastecimento que ocorre devido à seca e também ao aumento da salinidade.
Os moradores podem levar recipientes vazios e enchê-los nesse reservatório. Vale lembrar que desde a última quarta-feira, 22 de abril, Ilhota está em situação de emergência por conta da falta de chuva. O baixo nível do rio — justamente no ponto de captação de água para o tratamento — e o aumento da quantidade de sal fizeram com que o Executivo tivesse de tomar essa iniciativa.
Moradores chegaram a relatar que a água estava vindo barrenta e salgada (veja a foto abaixo), reflexo do problema no abastecimento devido à estiagem. Além do reservatório instalado no Centro, o município também iniciou uma força-tarefa com caminhões-pipa, que pegam a água bruta da Região do Baú e a levam para a Estação de Tratamento, onde é misturada para diminuir a salinidade.
Fonte: NSC | Por Augusto Ittner
Sugestão de pauta