São 159 casos confirmados até a noite de segunda-feira, 59 a mais que no domingo
Blumenau voltou a ser a segunda cidade do estado com maior número de infectados por Covid-19, atrás apenas de Florianópolis. Conforme o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), são 159 casos confirmados até a noite desta segunda-feira, 27 de abril, 59 a mais que o informado pelo último boletim, no domingo. Por diversos dias Joinville esteve à frente da cidade no ranking negativo.
Conforme o prefeito Mário Hildebrandt, o aumento é explicado por alguns fatores, entre eles a flexibilização das medidas restritivas nos últimos dias e a compra de testes pelo município. Na última semana a prefeitura passou a testar pessoas com sintomas gripais que procuram ajuda médica. Anteriormente apenas internados e profissionais da saúde faziam o exame.
Apesar da elevação dos números, Hildebrandt considera positivo o fato do aumento não ter refletido na quantidade de internados. Conforme a prefeitura, até o momento são quatro pacientes em UTIs e três em enfermarias, todos com boas evoluções clínicas.
— Boa parte desse aumento é de pessoas economicamente ativas, ou seja, que voltaram a trabalhar nos últimos dias e se expuseram. O vírus precisa circular, mas precisamos manter o isolamento com mais rigor aos grupos de risco e idosos — disse Hildebrandt.
Até o começo da tarde desta segunda-feira, dia 27, Blumenau tinha 100 infectados – conforme dados do Estado – e 167 pela prefeitura. A diferença existe porque o resultado dos exames feitos no município passam pela contraprova do Lacen em Florianópolis, cujo resultado demora alguns dias para ser divulgado. Ou seja, na análise do governo municipal, na noite desta segunda, a cidade possuía 168 casos, nove a mais que o informado pela capital.
A prefeitura já organiza uma maneira de intensificar o acompanhamento de moradores com o novo coronavírus que estão isolados em casa. A ideia é monitorar os pacientes através de contato telefônico e decretar algumas regras. O documento deve ser assinado nesta semana.
Números estaduais
De acordo com o último balanço, são 1.476 pacientes contaminados e 44 mortes. E, embora a régua tenha apresentado aumento, os números “ainda são favoráveis para o nosso estado”, segundo o governador Carlos Moisés da Silva.
Em vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), continuam internados 106 pacientes. Desses, 56 já com diagnóstico positivo para Covid-19 e outros 50 ainda aguardam resultado de exames. Outros 182 pacientes tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria desde o início da pandemia. O óbito mais recente é de um homem de 77 anos, morador de Florianópolis e com comorbidades.
Há 114 cidades catarinenses com casos confirmados de Covid-19, dois a mais do que no dia anterior. As cidades de Faxinal dos Guedes e Ibirama passaram a figurar na lista. A maior quantidade de pacientes contaminados está em Florianópolis, com 263 casos. Na sequência, aparecem Blumenau com 159 e Joinville com 145. Em Balneário Camboriú são 68 casos, Camboriú são 66 e lado a lado estão as cidades de Itajaí e Criciúma, com 53 em cada.
Fonte: NSC | Por Bianca Bertoli
Sugestão de pauta