Com isso, os terminais recebam 12 novas embarcações de até 337 metros de comprimento a partir de maio
A Marinha do Brasil autorizou a segunda etapa de manobras de navios na nova bacia de evolução dos portos de Itajaí e Navegantes. O comunicado foi emitido na última sexta-feira, 17 de abril, e vai permitir que os terminais recebam 12 novas embarcações de até 337 metros de comprimento a partir de maio.
Todas as operações de manobras são regulamentadas e autorizadas pela Marinha, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí e serão acompanhadas e monitoradas pela superintendência do Porto de Itajaí. A Guarda Portuária, Marinha, Praticagem e Terminais Portuários também irão monitorar as operações.
Iniciada em janeiro de 2020, a primeira fase de testes ocorreu com navios de até 306 metros. Foram doze manobras de entradas e saídas realizadas com sucesso. As manobras se davam por encerradas, assim que o navio atracasse junto ao cais do terminal, ou que saísse por completo da área da bacia cruzando o canal da barra.
Concluída as obras da segunda etapa, o Complexo Portuário de Itajaí poderá operar com navios de até 366 metros de comprimentos e 51 metros de largura. A estrutura poderá receber também embarcações de até 400 metros de comprimento.
Fonte: ND Mais | Foto: Porto de Itajaí/Arquivo
Sugestão de pauta