Para as famílias sem acesso ao sistema, cada instituição irá organizar um momento pra disponibilizar as atividades impressas.
Conforme decreto do Governo Estadual, a suspensão das aulas presenciais em Santa Catarina permanecerá após esta sexta, 17 de abril, seguindo até o dia 31 de maio. Para continuar com o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes da rede pública municipal, a Secretaria de Educação de Indaial já se organiza para a implantação do ensino não presencial a partir da próxima quarta, 22, após o feriado de Tiradentes na terça, dia 21.
A metodologia deverá seguir a das propostas complementares realizadas nessas duas últimas semanas, entre 6 e 17 de abril. “Estamos nos baseando nisso mais a devolutiva das famílias sobre as tarefas encaminhadas e a avaliação dos professores quanto às atividades. Nesta quinta vamos enviar para apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Educação o ensino não presencial com o objetivo de aplicá-lo a partir da próxima semana”, explica o secretário, Jairo Gebien.
Na sexta, 17, termina o período de férias de 10 dias concedido inicialmente a todos os servidores da Secretaria de Educação. Jairo Gebien informa quais profissionais retornam às suas atividades na próxima quarta, 22.
“Nas Escolas de Ensino Fundamental voltam os diretores e professores regentes efetivos e ACTs, além de pedagogos, orientadores e supervisores efetivos. Já nas Unidades de Educação Infantil retornam os diretores mais os professores e pedagogos efetivos”, diz.
Os demais servidores da Educação que não se enquadram nesses grupos entrarão em novo período de férias a partir de 22 de abril. Para os profissionais ACTs o período será de 12 dias, já para os efetivos, 20 dias.
Os profissionais que já retornam ao trabalho seguirão no regime home office, quando irão planejar a partir do dia 22 suas aulas e atividades para alimentar a nova plataforma de ensino, no sistema betha (paisalunos.betha.cloud), que será utilizado pelos estudantes.
“A Secretaria irá auxiliar nesse trabalho de adaptação do novo sistema com orientações de como acontecerá o ensino não presencial. Vamos dar suporte para que esse ensino seja efetivo, por ser algo novo para a realidade da rede, em especial no ensino fundamental”, explica Jairo.
Enquanto os professores estiveram em planejamento nesse começo, para a primeira semana do ensino não presencial, de 22 a 24 de abril, a Secretaria de Educação já terá alimentado atividades no sistema. “Por isso, os estudantes começam as aulas na nova plataforma no dia 22. Os pais devem ficar atentos e acompanhar as atividades de seus filhos”, adianta o secretário.
Jairo pede às famílias que ainda não encaminharam o e-mail de contato à instituição para que o façam ainda nesta semana. “Essa informação pode ser enviada pelas redes sociais de cada Escola ou Unidade. Com esse e-mail as famílias receberão o acesso ao portal de pais e alunos na nova plataforma”, explica.
Para as famílias sem acesso ao sistema, cada instituição irá organizar um momento pra disponibilizar as atividades impressas e posteriormente fazer a devolutiva desse material.
Fonte e Arte: Prefeitura de Indaial/Secom
Sugestão de pauta