Além de tudo, PM ressalta que a população deve manter a calma e confiar nas autoridades.
Diante o cenário de prorrogação do período de quarentena em Santa Catarina, algumas pessoas estão incitando outros para quebrar a ordem e infringir as leis estabelecidas pelo Governo do Estado.
Assim, pequenos grupos estão organizando “carreatas”, “buzinaços”, “passeatas” ou outros movimentos do gênero.
Contudo, a Polícia Militar orienta que no atual momento de quarentena, não há amparo legal para que tais manifestações ocorram.
O que diz a lei
O Decreto Estadual 525, de 23 de março de 2020, suspende todo e qualquer evento público e privado. Dessa maneira, concentrar ou reunir pessoas em espaços públicos está proibido.
Ainda, o “buzinaço” além de ser uma infração de trânsito, também é caracterizada por perturbação do sossego.
Calma e confiança
A Polícia Militar compreende que a sociedade passa por instabilidade, em que várias opiniões são conflitantes. Isso não apenas na região de Jaraguá do Sul, mas é algo que ocorre no mundo todo.
Todas as pessoas perdem quando há restrições impostas. Entretanto, tais restrições não são arbitrárias, mas foram tomadas em nome de um bem maior, que é a saúde das pessoas.
Assim, solicitamos para que todos mantenham a calma e confiem nas autoridades, que embasam suas decisões em informações sensíveis, buscando sempre a melhor solução diante de todo o contexto.
A Polícia Militar
Diante o exposto, a Polícia Militar trabalhará para manter a paz social, mantendo a serenidade necessária para atuar nesse momento de crise.
Para isso, atuará, sim, em qualquer quebra da ordem e desrespeito às leis emanadas pelo Governo do Estado.
Assim, pedimos para que as pessoas continuem seguindo as orientações repassadas, pratiquem o distanciamento, saiam de casa somente quando realmente necessário e se precisarem de ajuda, busquem, sem que recorram a práticas ilegais de qualquer espécie.
Fonte e Foto: 14ºbpm
Sugestão de pauta