Objetivo é esclarecer questionamentos da comunidade para evitar idas desnecessárias às unidades de saúde.
A partir desta terça-feira, 24 de março, Blumenau passa a contar com dois canais para tirar dúvidas da comunidade sobre o coronavírus. Um deles é o telefone 156, na opção 1. O outro é um WhatsApp, pelo número (47) 99935-3561.
A ideia é que as pessoas busquem informações através dessas ferramentas ao invés de irem para uma unidade de saúde. Ambas as plataformas funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h.
No 156 opção 1 o atendimento será feito por acadêmicos de fases finais do curso de medicina da Furb (Universidade Regional de Blumenau). Eles serão supervisionados por médicos formados.
Já o serviço via WhatsApp será prestado por profissionais da secretaria de Promoção da Saúde. Isso porque eles poderão acessar, quando necessário, o prontuário do paciente, caso seja vinculado ao SUS.
Nos dois canais, além de tirar dúvidas, as pessoas receberão orientações sobre quando procurar uma unidade de saúde e qual a forma mais segura de fazer isso.
Centros de Referência
Na segunda-feira, dia 23, a prefeitura de Blumenau abriu dois Centros de Referência para Casos Suspeitos do Coronavírus. Cerca de 60 pessoas foram atendidas no primeiro dia.
Entretanto, a secretaria de Promoção da Saúde reforçou que só devem ir a estes locais quem estiver com sintomas gripais, como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal.
Quem apresentar esses sintomas e também estiver com dificuldade de respirar deve procurar atendimento em um pronto socorro.
Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é evitar deslocamentos e contatos desnecessários.
Os Centros de Referência para Atendimento aos Casos Suspeitos do Coronavírus funcionam no prédio da Pró-Família, na rua Itapiranga, no bairro Velha, e na Policlínica, situada na rua Dois de Setembro, na Itoupava Norte.
Os dois espaços funcionam das 7h às 19h.
Fonte: ND Mais | Foto: PMB
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