Medida está relacionada a decreto publicado pela prefeitura da capital com o objetivo de identificar pessoas que tenham sintomas da doença
Florianópolis começou a fazer neste sábado, 21 de março, um controle de quem desembarca no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O objetivo é descobrir se algum passageiro tem sintomas de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do município de sexta-feira, 20 de março, e vale por 14 dias.
Santa Catarina tem 57 casos confirmados de coronavírus, 10 deles em Florianópolis. Esses números foram divulgados nesta noite de sábado 21 de março pelo Governador do Estado Carlos Moisés.
Pelo decreto, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis passa atuar de forma complementar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Superintendência do Ministério da Saúde.
Os passageiros passam por uma barreira da Vigilância Sanitária. Quem não tiver nenhum tipo de sintoma, assina um formulário se responsabilizando a ficar de quarentena em casa por sete dias. Quem descumprir fica sujeito a penalidades.
Já quem apresentar algum tipo de sintoma, colocará uma máscara descartável e vai ser atendido no ambulatório do aeroporto.
Esses formulários sobre as condições de saúde devem ser entregues pelas empresas aéreas durante o voo. Os passageiros devem preenchê-los e, depois, entregá-los no desembarque.
A concessionária do aeroporto disse em nota à NSC TV que a função da empresa é a operação aeroportuária, como descida dos aviões, decolagem, segurança e entrada nas aeronaves. Ela não legisla sobre o fechamento da infraestrutura e o controle de passageiros.
Fonte: G1 Sc
Foto: PMF/Divulgação
Sugestão de pauta