Pelo menos 40 veículos foram impedidos de entrar na capital.
A fiscalização da Guarda Municipal, que ocorre na cabeceira da Ponte Pedro Ivo Campos, impediu a entrada de pelo menos 40 veículos em Florianópolis, incluindo ônibus de turismo, até a manhã desta sexta-feira, 20 de março. A medida, que iniciou na quinta, dia 19, envolve também micro-ônibus e vans. A maior parte dos casos de coronavírus confirmados em Santa Catarina está na capital, são oito no total registrados até esta manhã.
De acordo com o subcomandante Ricardo Pastrana, a fiscalização permanecerá até o final da vigência do decreto. Apenas ônibus que estiverem vazios, com o objetivo de buscar pessoas, têm autorização para entrar na Ilha de Santa Catarina. A Guarda Municipal fará o controle por meio das placas dos veículos, informadas previamente aos agentes.
Na manhã desta sexta-feira, um ônibus da Argentina chegou a Florianópolis para buscar turistas em Canasvierias. Conforme Pastrana, um carro da corporação acompanhou o veículo durante o percurso até a saída da capital. Isso acontecerá com todos os veículos de turismo autorizados a entrarem na cidade. Eles serão escoltados por uma viatura para garantir que ninguém desça e será permitido apenas o embarque de passageiros.
A restrição, que está prevista no decreto publicado quinta-feira pelo prefeito Gean Loureiro, inclui a proibição no acesso às praias e é válida por sete dias.
Recomendações para prevenção à doença:
- lavar as mãos com frequência. Se não houve como fazer isso, usar álcool gel;
- ficar em casa;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos e toalhas;
- não colocar crianças em contato com idosos;
- empresas devem fazer a adequação, inclusive home office, para evitar concentração de pessoas no trabalho.
Fonte: G1 SC | Fotos: Guarda Municipal
Sugestão de pauta