Os exames foram realizados e o laboratório tem de 48 à 72 horas para enviar o resultado.
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e Diretoria de Vigilâncias em Saúde, confirma que a cidade conta atualmente com quatro casos suspeitos do Covid – 19. As quatro pessoas suspeitas tiveram contato com paciente infectado de Curitiba que veio a Santa Catarina durante o final de semana.
Na manhã de terça-feira, 17 de março, foi colhido material para realização do exame que comprova a presença do coronavírus nos pacientes. As amostras chegam ao Lacen – Laboratório Central de Santa Catarina, localizado em Florianópolis na quarta-feira, dia 18. O laboratório tem de 48 a 72 horas para enviar o resultado.
A Secretaria de Saúde reforça que pessoas que apresentam sintomas iniciais como gripe e coriza devem permanecer em casa, em isolamento social, se hidratar e utilizar medicamento antigripal. Em caso de sintomas como tosse, febre e dificuldade para respirar é recomendado procurar uma unidade básica de saúde ou ainda acionar o 136 ou o aplicativo Coronavírus-SUS. Os pacientes com sintomas que podem se enquadrar com a doença NÃO devem procurar o Hospital, para evitar a proliferação do vírus. Em Gaspar, a partir desta quarta-feira, dia 18, haverá uma unidade básica de saúde de referência para atendimento EXCLUSIVO destes casos.
Caso descartado
Em Gaspar, um paciente deu entrada no Hospital no final da tarde da última quarta-feira, dia 11, e apresentava problemas respiratórios. Ele também esteve recentemente em viagem ao Rio de Janeiro. Devido a esses fatores, o paciente foi colocado em isolamento e encaminhado para exames para eliminar a suspeita de Coronavírus. Foi identificado que o paciente sofre de doença respiratória crônica e a DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) já descartou a suspeita do vírus.
Exames
Os pacientes que procuram as unidades de saúde são avaliados clinicamente e, a partir dos critérios preconizados pela Organização Mundial da Saúde – OMS, podem ser encaminhados para isolamento social (em casa) ou, dependendo da avaliação, para a realização do exame. Somente casos que se enquadram nos critérios são considerados oficialmente suspeitos. Só são confirmados os casos analisados pelos laboratórios oficialmente reconhecidos e regulados pelo Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação à situação epidemiológica.Para mais informações é importante seguir os canais oficiais da Prefeitura e evitar a disseminação de notícias de canais duvidoso.
Fonte: Jornal Metas | Foto: Ilustrativa
Sugestão de pauta