A vacina da Febre Amarela deve ser tomada por todas as pessoas entre 09 meses e 59 anos.
Na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro, o primeiro caso suspeito de Febre Amarela em humano em Pomerode foi notificado à Secretaria de Saúde. A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica de Pomerode.
As primeiras informações divulgadas são de que se trata de um homem, de 45 anos, que se dirigiu o Hospital e Maternidade Rio do Testo, o qual notificou sobre a suspeita ao setor de epidemiologia. Um amostra biológica foi coletada para a análise, que ocorre em um laboratório de referência. Portanto, o resultado não é imediato.
O homem é morador de Pomerode, do Alto da Serra e ele trabalha no Centro, porém não há como definir, ainda, se o vírus foi contraído na cidade, pois o paciente esteve em Blumenau há cerca de uma semana. Ele procurou o pronto atendimento na segunda-feira, dia 17, com diarreia, mas foi medicado e liberado, em seguida.
Nesta terça, o paciente retornou ao hospital apresentando os seguintes sintomas: dor no corpo, cefaleia, dor abdominal, oligúria (não conseguia urinar), falta de ar e sonolência. O homem foi colocado em observação e exames foram realizados, apontando algumas alterações, daí a suspeita de Febre Amarela. O paciente não possui registro de que tomou a vacina.
O paciente foi encaminhado, através da Regulação Estadual para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.
Prevenção e casos
No sábado, 15 de fevereiro, as unidades de saúde de todo o país se mobilizaram para o Dia “D” de vacinação contra o Sarampo, parte da programação da Campanha Nacional. E em Pomerode não foi diferente, sendo realizada, ainda, a conferência da carteira nacional de vacinação.
Na oportunidade, foram aplicadas 417 doses da vacina contra a Febre Amarela, único meio de prevenção da doença. Foi o maior número entre as várias vacinas aplicadas durante todo o Dia “D”. A vacina da Febre Amarela deve ser tomada por todas as pessoas entre 09 meses e 59 anos. A partir dos 60, é necessária a autorização médica e as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde, exceto Alwin Klotz.
Blumenau já confirmou um caso de Febre Amarela em humano, na semana passada. Um homem de 26 anos, morador do bairro Itoupava Central foi diagnosticado com a doença, após exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina.
Em Pomerode, há apenas um caso confirmado de Febre Amarela, porém diagnosticada em um bugio, que foi resgatado vivo no bairro de Testo Central, na metade do mês de janeiro. O exame foi feito pela DIVE que confirmou que o primata apresentava a doença.
Transmissão
Os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em contato ou mora próximo às matas e é picada por um mosquito contaminado. No ciclo urbano, o vírus é transmitido ao homem pelos mosquitos Aedes aegypti. Vale ressaltar que o macaco não transmite a doença, é apenas um hospedeiro, assim como os seres humanos.
Fonte: Jornal de Pomerode | Foto: Ilustrativa
Sugestão de pauta