Esta economia está relacionada a modalidade da licitação feita por pregão eletrônico, que permite aumentar significativamente a concorrência entre as empresas auxiliando o comprador em busca do melhor preço.
A implantação do pregão eletrônico como principal modalidade de licitação tem gerado significativas economias para Santa Catarina. Nesta quarta-feira, 22 de janeiro, foi homologada a licitação para contratação de serviços de impressoras para o Governo do Estado. Com o novo acordo, via pregão eletrônico, os gastos mensais irão passar de R$ 1,4 milhão para R$ 588 mil. Uma economia estimada de R$ 10,6 milhões em um ano.
O pregão eletrônico permite aumentar significativamente a concorrência entre as empresas. Nas compras em larga escala o preço acaba diminuindo, o que gera economia aos cofres públicos, explica a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da Secretaria de Estado da Administração (SEA), Karen Bayestorff.
“Na licitação anterior, por exemplo, o pregão presencial contou com a participação de apenas duas empresas. Agora, foram oito, que competiram de forma acirrada, oferecendo 150 lances diferentes“, afirma.
Com a implantação do Governo sem Papel, houve redução no número de impressões, já que foram eliminados os trâmites com documentos físicos no âmbito do Executivo estadual. Além disso, a Secretaria da Administração também alterou a forma de contratação dos serviços. “Antes, o Estado pagava um valor para cada cópia impressa, agora pagamos pelo aluguel dos scanners e das impressoras e uma taxa bem menor para as impressões, que também diminuíram“, acrescenta Karen.
Fonte: Governo de Santa Catarina
Foto: Maiara Gonçalves / Arquivo / PGE
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