De acordo com índice FipeZap, capital catarinense fechou 2019 com variação de 14,79% no valor.
Florianópolis fechou 2019 com o maior aumento no preço do aluguel residencial entre 11 capitais e outras 14 cidades brasileiras analisadas no Índice FipeZap. A variação no preço na capital catarinense foi de 14,79%. A qualidade de vida e a confiança do consumidor foram apontados como motivos para esse crescimento pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais de Santa Catarina (Secovi).
No Brasil, a média nacional de aumento foi de 4,93% em 2019. A inflação foi de 4,31%. Na capital catarinense, o preço do aluguel tem aumentado ano após ano. Em 2017, quando a cidade entrou na medição, o índice registrou alta de 3,15%. Em 2018, houve mais uma subida, de 3,89%.
Para o vice-presidente do Secovi, Lucas Madalosso, uma das explicações para o aumento no valor dos aluguéis residenciais está na retomada da economia. “Nós temos um aumento na confiança por parte do consumidor, ou seja, ele está se permitindo se endividar um pouco mais. Movimento este que no período de crise a gente viu o contrário, a gente viu as pessoas reduzindo as suas despesas mensais”, disse.
Além da saída crise, tem outro ponto que deixa os aluguéis na capital catarinense nas alturas. “Florianópolis cada vez mais atrai as pessoas em virtude da qualidade de vida da nossa cidade”, afirmou o vice-presidente.
Sugestão de pauta