A Vigilância de Indaial orienta que na próxima semana os pais procurem diretamente as unidades de saúde de referência para aplicação das vacinas nas crianças.
Conforme informações repassadas pela Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), a previsão é de que o município de Indaial receba até o início da próxima semana aproximadamente 200 doses de vacina, entre pentavalente e DTP.
A Vigilância Epidemiológica de Indaial tem ciência de que a cota é pequena em relação à demanda atual, contudo esclarece que a distribuição é feita pelo Ministério da Saúde, que encaminha ao Estado e esse por sua vez aos municípios.
Como ainda não há previsão total de regularização do abastecimento das doses, o Ministério da Saúde enviou documento respaldando a adoção de um outro esquema de vacinação alternativo. Antes, as crianças recebiam a vacina pentavalente aos 2, 4 e 6 meses contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B. Posteriormente, aos 15 meses e quatro anos, era dado um reforço com a vacina DTP (tríplice bacteriana contra difteria, tétano e coqueluche).
Temporariamente foi autorizada a inversão do esquema. Dessa forma, aos 2, 4 e 6 meses serão administradas as vacinas DTP e contra hepatite B e o reforço dos 15 meses e quatro anos com a pentavalente, feitas exclusivamente pelos profissionais nas unidades de saúde.
A Vigilância de Indaial orienta que na próxima semana os pais procurem diretamente as unidades de saúde de referência para aplicação das vacinas nas crianças. Ao chegar no município, a previsão é de que as vacinas sejam distribuídas nas unidades entre terça-feira e quarta-feira.
Fonte: Prefeitura de Indaial | Foto: Portal Misturebas
Sugestão de pauta