O menino foi medicado e passa bem, porém o caso gera o alerta sobre os cuidados com a doença.
Depois de 20 anos sem registro de sarampo, Brusque voltou a ter um caso da doença em 2020. A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou na segunda-feira, 13 de janeiro, que a cidade foi notificada pela Secretaria de Estado da Saúde a respeito do paciente, um menino de 1 ano e 2 meses.
A criança, moradora do Dom Joaquim, deu entrada na Unidade Básica de Saúde de Brusque com sintomas como tosse, febre, coriza e manchas no corpo. Por conta da suspeita de sarampo, todas as pessoas que tiveram contato com o menino foram monitoradas. No total, 28 pessoas foram imunizadas contra a doença e os demais no círculo do garoto estavam com a carteira de vacinação em dia.
O menino foi medicado e passa bem, porém o caso gera o alerta sobre os cuidados com a doença. De acordo com a enfermeira Alícia Maria de Andrade Fagundes, diretora de Vigilância em Saúde de Brusque, o método mais fácil de prevenção é a vacina, que é gratuita à comunidade.
— O ideal é que o morador vá com sua carteira nos posto de saúde, para que o vacinador possa conferir e aplicar a dose quando necessário. Em fevereiro o Ministério da Saúde vai promover uma grande campanha, mas até lá, ele já poderá procurar a UBS, visando sempre a prevenção — aponta.
Fonte: NSC | Por Augusto Ittner | Foto: Diorgenes Pandini/BD
Sugestão de pauta