Foram três meses de capacitação, contando com instruções em diversas áreas.
Ocorreu no último sábado, 7 de dezembro, a formatura da primeira turma do Curso Bombeiro Voluntário da Melhor Idade em Presidente Getúlio, projeto social este pioneiro no vale norte.
A solenidade ocorreu no salão da comunidade de Serra dos Índios e contou com a presença de autoridades locais, bombeiros voluntários, bombeiros aspirantes e convidados, em uma cerimônia que deixou marcado na vida de 48 idosos, momentos de muita garra e determinação.
Foram três meses de capacitação, contando com instruções na área de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndios, meio ambiente, animais peçonhentos, etc. As aulas eram ministradas nas três comunidades mais distantes inicialmente, Serra dos Índios, Papanduva e São José.
O evento contou também com a presença da idealizadora do projeto na cidade de Indaial, Malvina Juliane Ribeiro, Assistente Social e Gerontóloga, e também de alguns membros do grupo de Bombeiros Voluntários da Melhor Idade de Indaial, para mostrar a importância do projeto perante a sociedade.
Certificados foram entregues aos concluintes do curso e as autoridades fizeram uso da palavra, destacando a grande importância do projeto e as parcerias para que o projeto pudesse ocorrer de acordo com o planejamento.
Após as falas das autoridades, foi realizado um dos momentos mais apreensivos pelos participantes, o tradicional batismo com banho de mangueira do caminhão de combate a incêndios dado pelo prefeito da cidade o senhor Nelson Virtuoso. A emoção e os sorrisos tomaram conta durante o batismo, a vibração e a energia transmitida pelos idosos foi contagiante, mostrando que não existe idade para aprender mais.
O projeto tem conjunta ação entre os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, administração municipal, secretaria de assistência social, secretaria de saúde coordenadoria da terceira idade.
De geração para geração
O evento contou com a participação dos Bombeiros Aspirantes, alunos de 15 a 17 anos que participam regularmente de aulas desenvolvidas à prática de atividades na área bombeiril de uma forma diferenciada, projeto social este financiado pelo FIA – Fundo para a Infância e Adolescência. Bombeiros Voluntários também participaram mostrando a importância da evolução desde os adolescentes, adultos e os idosos, incentivando a prática e trabalho voluntário em prol ao próximo.
Fonte: Alex de Lima/Comunicação BVPG | Fotos: Bruna Zermiani/Davi Diego Molinari
Sugestão de pauta