Foram fiscalizados oito estabelecimentos deste segmento no município, sendo que seis destes estabelecimentos foram autuados.
Na última semana do mês de outubro o PROCON de Timbó, por meio de seu setor de fiscalização, realizou a fiscalização em lojas varejistas do segmento de móveis e eletrodomésticos. O objetivo foi especialmente de fiscalizar as formas de divulgação dos preços em etiquetas e cartazes.
A fiscalização priorizou pela correta aplicação o Decreto nº 5.903/2006, que regulamenta a afixação de preços em estabelecimentos comerciais, requerendo que os cartazes e etiquetas apresentem as informações essenciais como valor à vista, condições de parcelamento, valor da parcela, total a prazo e informações sobre juros e eventuais acréscimos (abaixo segue imagem do exemplo correto).
Além disso, tais informações precisam estar de forma legível e ostensiva ao consumidor, bem como precisam estar de maneira uniforme, ou seja, todas as informações com a mesma fonte (tamanho), sem dar maior evidência apenas para a parcela, por exemplo.
Foram fiscalizados oito estabelecimentos deste segmento no município de Timbó, onde foram analisados os diversos modelos de etiquetas e cartazes de preços, sendo que seis destes estabelecimentos foram autuados por infração às normas do Código de Defesa do Consumidor, aos quais poderá ser aplicada a sanção administrativa de multa, além de recomendações para que sejam realizadas adequações.
Fonte: Prefeitura de Timbó | Por: Sócrates Prado | Foto: Divulgação/Procon
Sugestão de pauta