O trabalho foi desenvolvido com os administradores dos meios de hospedagem através de seminários.
Neste ano de 2019 foi realizado no Vale Europeu Catarinense um trabalho de Certificação dos Meios de Hospedagem dentro do tema da sustentabilidade. Esse projeto tem como objetivo dar aos estabelecimentos da região, neste caso os meios de hospedagem, as características da sustentabilidade e qualidade através de um processo de certificação. A cerimônia de entrega da certificação para esse primeiro grupo de estabelecimentos (12) acontece no dia 13 de novembro, quarta-feira, às 18h30, em evento na sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, dentro do Parque Girassol, em Timbó.
O Trabalho foi proposto pelo CIMVI, responsável pelo Circuito Vale Europeu, através da empresa Raízes do Brasil Consultoria, que desenvolveu o modo de classificação dessa certificação. “A metodologia de avaliação proposta é baseada em termos de referência, normas e indicadores de boas práticas, nacionais e internacionais, tanto no viés da sustentabilidade quanto no viés da qualidade em meios de hospedagem” – explica Rafael Ciquella, diretor da Raízes.
O trabalho foi desenvolvido com os administradores dos meios de hospedagem através de seminários, acompanhamento e monitoramento dos estabelecimentos com visitas técnicas nos empreendimentos avaliados. Ao todo, nesta primeira edição do projeto, 12 hospedagens de 6 cidades diferentes participaram da avaliação. “O objetivo final do projeto é a indicação do nível que cada meio de hospedagem alcançou no atendimento aos requisitos de qualidade e sustentabilidade propostos na metodologia e, por fim, será concedido a eles o Selo de Qualidade e Sustentabilidade do Vale Europeu, que poderá ser Ouro, Prata ou Bronze” – explica Rafael.
Os estabelecimentos que participaram desse processo foram a Bella Pousada (Doutor Pedrinho), Cama e Café Stolf (Rodeio), Pousada Campo do Zinco (Benedito Novo), Hotel Blue Hill (Timbó), Hotel Timbó Park (Timbó), Pousada Borboleta (Benedito Novo), Pousada Nona Rosina (Ascurra), Quinta da Gávea (Rodeio), Recanto Grünenberg (Benedito Novo), Vale dos Ventos (Rio dos Cedros), Flor da Terra (Rio dos Cedros) e Cedros Bike (Rio dos Cedros).
Fonte | Foto: CIMVI
Sugestão de pauta