As ocorrências foram registradas em cidades do Oeste, Sul e Serra catarinense.
O temporal no domingo, 13 de outubro, causou estragos em cidades do Oeste, Serra e Sul catarinense. Foram registradas queda de granizo e fortes rajadas de vento pontuais. Também houve destelhamento de casas e quedas de árvores, segundo informou a Defesa Civil e os bombeiros. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no estado, o temporal foi provocado pela entrada da frente fria e ocorreu de forma localizada em algumas cidades.
No estado, as estações meteorológicas localizadas em Campo Belo do Sul, na Serra catarinense, as rajadas de vento atingiram até 85 km/h, em Siderópolis, no Sul catarinense, de 72 km/h e São Miguel do Oeste de 62 km/h.
Concórdia
O temporal começou por volta das 14h30 em Concórdia, no Oeste catarinense. Dezenas de bairros tiveram registro de destelhamentos e quedas de árvores devido a chuva. Segundo o levantamento inicial da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Voluntários foram mais de 120 imóveis que tiveram estragos. Foram entregues lonas em vários pontos da cidade.
Seara
A chuva em Seara veio acompanhada de vento e granizo. Moradores da cidade e interior ficaram sem energia elétrica.
Uma árvore caiu na SC-283 e ficou pendurada em um barranco. O trânsito ficou bloqueado por 30 minutos nos dois sentidos para os bombeiros realizarem a retirada dos troncos e também fazer a limpeza da pista.
São Domingos
O vendaval que atingiu São Domingos, no Oeste catarinense, por volta das 16h30 causou destelhamentos pontuais e pelo menos seis famílias tiveram problemas por causa da chuva com danos materiais em cinco residências.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, foram quatro destelhamentos parciais de casas na Vila Milani, um na Linha Arvorezinha e um caso parcial de uma casa no bairro São José.
Serra e Sul catarinense
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) informou a ocorrência de chuva com granizo durante o período da noite na Serra do Rio do Rastro (SC-390), na região serrana. Algumas pedras pequenas ficaram nas canaletas e bueiros, sem registro de pontos de alagamentos. Em Laguna, no Sul, a chuva também estava acompanhada de granizo.
Fonte: G1 SC | Foto: Defesa Civil
Sugestão de pauta