A partida ocorreu às 4h com destino a Guarulhos, em São Paulo, e a aterrizagem foi às 5h55, com um avião vindo de Chapecó, Oeste catarinense.
O novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, entrou em operação nesta terça-feira, 1° de outubro, com o primeiro pouso e decolagem. A partida ocorreu às 4h com destino a Guarulhos, em São Paulo, e a aterrizagem foi às 5h55, com um avião vindo de Chapecó, Oeste catarinense.
As mudanças foram conferidas pelo passageiro Anacleto Canan, que foi o primeiro a chegar na área de desembarque, por volta das 6h05. “Finalmente Florianópolis tem um aeroporto com estrutura a altura da cidade, especialmente em relação ao turismo que se pratica aqui, está aprovadíssimo”, disse o advogado. Mais de 80 voos estão previstos para o decorrer do dia.
As últimas operações nas instalações antigas foram registradas no início da madrugada, a decolagem ocorreu às 0h05 com destino a Chapecó e o pouso às 0h50 proveniente de Campinas, em São Paulo.
As estruturas devem ser desativadas gradualmente e a Floripa Airport, subsidiária do grupo Zurich Airport e concessionária que administra o terminal, ainda estuda o que será feito no prédio. Mas, a expectativa é de que parte será utilizada para apoiar os trabalhos do terminal de cargas do novo aeroporto.
A inauguração oficial com eventos para autoridades e depois para a população foi no final de semana, mas começou a funcionar comercialmente durante esta madrugada. O novo aeroporto tem capacidade para receber 8 milhões de passageiros por ano.
Há mais de 40 guichês, oito esteiras para a retirada de bagagens, espaço com lojas e outro para alimentação e um terraço panorâmico para ver os pousos e decolagens. Com as mudanças, o terminal terá capacidade para receber 8 milhões de passageiros por ano.
Mudanças no trânsito
O viaduto de acesso ao novo terminal e ao Sul da Ilha, pelo bairro Carianos, foi liberado para tráfego de veículos na segunda-feira, dia 30.
O elevado fica na SC-401, perto do Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada. A via funciona para quem quer seguir em direção ao Sul da Ilha e ao Floripa Airport.
Por volta das 6h desta terça-feira não havia lentidão no trânsito na região. A reportagem da NSC TV encontrou pontos com problemas de sinalização em áreas de bloqueio.
Fonte: G1 SC | Foto: Júlio Ettore/NSC TV
Sugestão de pauta