Hoje duas unidades de ensino da cidade já funcionam nesse modelo.
Se depender da vontade do prefeito Mario Hildebrandt (sem partido), todas as escolas da rede municipal de ensino de Blumenau serão bilíngues até 2024. Hoje duas unidades de ensino da cidade já funcionam nesse modelo. Na Professor Fernando Ostermann, no bairro Boa Vista, os estudantes têm aulas ministradas também em inglês. Na Erich Klabunde, no distrito da Vila Itoupava, o segundo idioma é o alemão.
A Secretaria de Educação está formatando o projeto e por enquanto poucos detalhes são conhecidos. O que Hildebrandt antecipou à coluna é a possibilidade de novas escolas aderirem ao modelo ainda neste ano. Outros investimentos em educação, aliás, sairão em breve. Serão “alguns milhões”, promete o prefeito.
Hildebrandt fala em “preparar a cidade para o futuro” – mesmo que este futuro seja sem ele na cadeira de prefeito a partir de 2021, em caso de derrota em eventual tentativa de reeleição no próximo ano. Dentro do projeto de universalizar o ensino bilíngue, a maior parte das unidades de ensino deve adotar o inglês.
Para o prefeito, está é uma forma de ajudar a preparar as próximas gerações, por exemplo, para as oportunidades crescentes do mercado de tecnologia, em expansão contínua na cidade e na região. O domínio da língua inglesa costuma ser pré-requisito das empresas da área no processo de recrutamento de novos profissionais.
Fonte: NSC | Por Pedro Machado | Foto: Patrick Rodrigues
Sugestão de pauta