Após reunião na Câmara de Vereadores de Navegantes foi colocada a proposta de reativar o projeto de uma ponte para interligar as duas cidades na área urbana.
A audiência pública que discutiu a travessia de ferry boat entre Itajaí e Navegantes, que lotou a Câmara de Vereadores de Navegantes nesta terça-feira à noite, 27 de agosto, terminou com a proposta de reativar o projeto de uma ponte para interligar as duas cidades na área urbana.
O deputado estadual Ivan Naatz, que propôs a audiência por meio da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa (Alesc), listou uma série de encaminhamentos a serem feitos nos próximos meses, para tirar a ponte do papel.
Naatz pretende buscar apoio da Frente Parlamentar Catarinense, em Brasília, para obter recursos. Mas também deve oficial a Associação dos Municípios da Foz do Itajaí-Açu (Amfri) para resgatar um projeto, financiado pelo Governo do Estado em 2012, que não teve andamento. A ideia é entender por que as discussões que envolvem a ponte paralisaram.
Na audiência, ficou claro que a melhor alternativa seria uma ponte na região da Barra do Rio, à montante do Itajaí-Açu, com vão entre 30 e 38 metros. A localização é um ponto chave no custo da obra – uma ponte no Centro na altura do terminal principal do ferry boat, seria inviável economicamente.
O local já foi apontado como propício no levantamento feito pelo projeto InovAmfri, de mobilidade regional, que prevê financiamento das obras por parte do Banco Mundial.
A reunião terminou com uma nova audiência pré-agendada, para março do ano que vem, em que serão discutidos os avanços do projeto. Nem o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), nem o de Navegantes, Emílio Vieira (PSDB), participaram da reunião. Itajaí não enviou nenhum representante.
O Governo do Estado foi representado pelo diretor de Transportes da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Ivan Amaral.
Licitação
A audiência pública, e a proposta de reativar o projeto da ponte, chegam no momento em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o Estado licite o serviço de ferry boat. O secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, confirmou à coluna que o Estado vai cumprir a decisão e licitar o serviço, que hoje está sob responsabilidade da empresa NGI Sul.
Fonte: NSC Total
Foto: Luiz Carlos Souza
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