O adolescente segue internado na Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Hospital Santa Isabel, em Blumenau.
A Polícia Civil identificou o suspeito de atropelar um adolescente que estava em uma bicicleta na noite de sábado, 17 de agosto, no Km 91 da BR-470, em Ascurra. O vereador Acindino Mafra (MDB), de Ascurra, é apontado pelas investigações como o responsável pelo acidente que deixou o garoto de 16 anos em estado grave.
Segundo o delegado da Polícia Civil de Ascurra, Ronnie Reis Esteves, a defesa do vereador entrou com um pedido de habeas corpus preventivo na terça-feira antes mesmo de o suspeito ser identificado. O pedido liminar foi impetrado pela advogada Gisela Karina Testoni. No documento, ela alega que o vereador é investigado pela prática, em tese, do crime de lesão corporal culposa na condução de veículo automotor.
O juiz da Comarca de Ascurra, Josmael Rodrigo Camargo, negou o pedido ainda na terça-feira. O entendimento do magistrado foi que a investigação policial “sequer aportou a este juízo para análise, inexistindo pedido de prisão preventiva”.
A investigação localizou o veículo do vereador que teria se envolvido no acidente. O carro, um Renault Captur, estava em uma oficina mecânica em Rio do Sul. O veículo foi levado para ser periciado em Ascurra. A bicicleta da vítima ainda não foi apresentada na delegacia, mas já foi feita a solicitação aos familiares do adolescente.
Imagens de câmeras de monitoramento estão sendo solicitadas para ajudar na investigação. O delegado Ronnie Reis Esteves afirma que testemunhas foram ouvidas e depoimentos apontam para a hipótese de que o vereador tenha ingerido bebida alcoólica antes do acidente.
– Estamos trabalhando com esta hipótese de o suspeito estar dirigindo embriagado, mas só podemos afirmar com exatidão após a conclusão das investigações, que passa pelo depoimento do vereador – diz o delegado.
O depoimento do vereador deve ser colhido na tarde desta quarta-feira, na Delegacia da Comarca de Ascurra. Se ele não se apresentar, o delegado diz que pretende intimar formalmente o suspeito.
O adolescente que foi atropelado segue internado desde o sábado, dia 17, na Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Segundo a assessoria da unidade hospitalar, o estado de saúde do garoto é estável, e que ele respira com a ajuda de aparelhos.
A defesa do vereador informa em nota oficial divulgada à imprensa que na manhã de domingo esteve no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, e colocou-se à disposição da família da vítima. Um familiar do adolescente confirmou a informação à reportagem e disse que a advogada foi até a unidade da saúde e conversou com a mãe da vítima.
CONTRAPONTO
Por nota oficial divulgada à imprensa na terça-feira, a advogada Gisela Karina Testoni, que representa o vereador Acindino Mafra (MDB), confirmou que o cliente conduzia o veículo envolvido no acidente. Ela reafirma que Acindino está à disposição da autoridade policial e que ainda não havia sido ouvido, por não existir inquérito aberto.
No documento, a advogada afirma ainda que o acidente trata-se de uma fatalidade e que os fatos devem ser apurados a fim de identificar o verdadeiro culpado.
Fonte: NSC | Por Adriano Lins | Foto: Polícia Civil de Ascurra
Sugestão de pauta